sábado, 12 de junho de 2010

Notícias do CPC 14/06/2010

Boletim CPC - Ano V – nº. 65 – 14/06/2010
Nesta edição: Políticas Culturais: Comcultura abre inscrições para sua 9º turma* Editais: Petrobras Cultural, Funarte, Secretaria de Estado da Cultura, Diversidade Cultural – Hip Hop e Pessoas Idosas * Já em “Opinião”, Flavio Aniceto defende uma “Carta aos Brasileiros – sobre a política cultural” para que os candidatos se comprometam a manter as bases da atual política para a área * Diana Aragão escreve sobre a turnê junina de Gilberto Gil * Notas: Festival de Samba e Botequim em Miraí/MG, Capanema deve continuar sendo da Cultura! e outras * Agenda: Cia. LoucAtores e Coletivo de Política Educacional/EPSJV-FIOCRUZ. ................................................................................................................................................................................
Políticas Culturais:

Estão abertas as inscrições para a 9ª edição do Seminário de Políticas Públicas de Cultura do Rio de Janeiro, organizado pela Comissão Estadual dos Gestores de Cultura (Comcultura / RJ), juntamente com o Departamento Cultural (Decult) da Sub-Reitoria de Extensão e Cultura da UERJ (SR-3).

Através de encontros regionais, oficinas, publicações e outras atividades, o Seminário acompanha as muitas movimentações das políticas culturais, oportunidade de melhor entender e pensar cultura, caminho indiscutível para os avanços que hoje trilhamos. Tendo como objetivos a formação e a capacitação de gestores, trabalhadores e agentes culturais, artistas e técnicos, suas ações continuam ao longo desses nove anos como um canal aberto para a reflexão acerca da cultura como política, o Seminário tem mantido atividades contínuas nos recentes nove anos.

A abertura do curso será no dia 24/06, 13h , no Auditório 13 (Bloco F – 1° andar / UERJ Maracanã ), com aula inaugural da Prof.ª Lygia Segala, Doutora em Antropologia Social, Pesquisadora da Paul Getty Fondation (EUA), com pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales e aperfeiçoamento em Antropologia Social pela École des Hautes Études en Sciences Sociales ( França). Professora da Faculdade de Educação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense, é coordenadora do Laboratório de Educação Patrimonial da Faculdade de Educação - UFF.

No total, serão 25 encontros-aulas, divididos em 05 módulos didáticos, desenvolvidos em palestras, debates, oficinas e encontros que acontecerão às quintas-feiras, de 13h às 18h, na UERJ Maracanã, mas também em ouros locais, como UERJ São Gonçalo, conforme agenda que o participante terá acesso no ato da inscrição ou no site da Comcultura. A carga horária é de 150 horas ( com certificados para os que tiverem 75% de freqüência), são oferecidas 130 vagas e o seminário vai de 24/06 a 02/12. As inscrições podem ser presenciais ou postais, nos seguintes locais:

• COMCULTURA RJ: Rua Monnerat, 323 – Bairro Catarcione, Nova Friburgo – RJ / CEP 28614-150, Tel.: (21) 2601 – 4566 / (21) 9810-4978, email: comcultura.rj@gmail.com / ou no site www.comcultura.com.br.
• DECULT – SR3 / UERJ- Rua São Francisco Xavier, 524, Bloco F, Sala T-126 – Maracanã
20550-013 – Rio de Janeiro (RJ), Tel.: (21) 2334-0114 Fax: (21) 2334-0252.
• Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura Municipal de Cabo Frio- Rua Itajurú, 131 – Centro / Cabo Frio ( 22) 2643-27.

Os/as interessado/as devem apresentar uma carta de intenção, currículo resumido, uma declaração institucional de apresentação, caso esteja vinculado a alguma instituição cultural, e o comprovante de escolaridade (Ensino Médio ou Graduação), juntos com o comprovante do depósito da taxa única de R$50,00, na conta bancária da Comissão Estadual dos Gestores de Cultura (Caixa Econômica Federal - Ag. 0186 - CC 1384-3), e sua ficha de inscrição preenchida. O Seminário conta com apoio do Ministério da Educação (MEC), da Representação do Ministério da Cultura RJ-ES e Fundação Casa de Rui Barbosa- MinC, e da Secretaria de Estado de Cultura (SEC/RJ), e tem parte do seu financiamento da Secretaria de Cidadania Cultural, através do Programa Cultura Viva- Ministério da Cultura, sendo o Seminário uma das metas de ação do Pontão Rede Fluminense de Cultura.
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Editais em curso:
• O sempre aguardado Programa Petrobras Cultural 2010 abre inscrições
para projetos de todo o País. A Petrobras, em parceria com o Ministério da Cultura, anunciou no último dia 11, a abertura de inscrições para a edição 2010 do Programa Petrobras Cultural (PPC). O programa tem verba total de R$ 61,2 milhões, destinada à seleção pública de projetos em 19 áreas culturais, dentro das três linhas de atuação do PPC: Formação; Preservação e Memória; e Produção e Difusão. Das 19 áreas do programa, três seguiram cronograma diferenciado e já tiveram suas seleções concluídas (festivais de música, festivais de cinema e difusão de longa-metragem em salas de cinema). Os projetos contemplados foram anunciados no início do ano, com recursos totais de R$ 9 milhões. Para as 16 áreas de seleção que estão com inscrições abertas serão destinados R$ 52,2 milhões. Os incentivos abrangem desde projetos de pesquisa artística até projetos de distribuição de bens culturais. Podem inscrever-se projetos destinados à recuperação e digitalização de acervos, à manutenção de grupos e companhias de artes cênicas, à produção de filmes, a eventos de cultura digital e artes eletrônicas, à gravação de CDs, a turnês de shows e concertos, entre outros. A política de patrocínios da Petrobras está estruturada em programas contínuos que definem as estratégias e as prioridades de atuação da empresa nas áreas cultural, social e ambiental. No patrocínio à cultura, o Programa Petrobras Cultural lança anualmente novas seleções públicas de projetos para diversas áreas, com divulgação nacional. Criado em 2003, o PPC baliza as ações de patrocínio da Petrobras em torno de uma política cultural de alcance social e de afirmação da identidade brasileira. Desde sua primeira edição, as seleções públicas já destinaram, por meio da Lei Rouanet, R$ 250 milhões a mais de mil projetos em todos os estados do país.
As comissões de seleção do PPC são formadas por profissionais que atuam diretamente nos setores da cultura contemplados pelo programa, incluindo realizadores, pesquisadores, jornalistas, críticos, curadores, acadêmicos, editores, entre outros. A composição das comissões, renovada a cada ano, busca atender à maior diversidade possível de perfis para o julgamento dos projetos, que são selecionados por seu mérito qualitativo. Nesta edição do PPC, as comissões reuniram 60 profissionais. As inscrições para o Programa Petrobras Cultural podem ser feitas pelo site www.petrobras.com.br/ppc onde também pode se ler na íntegra os editais.
• A Funarte lançou 34 novos editais em diversas áreas: na verdade, esta nota já foi dada, mas pela importância estamos replicando. Com o maior orçamento dos últimos 20 anos, nada menos que R$ 56,8 milhões, a Fundação Nacional de Arte – FUNARTE, do Ministério da Cultura, lançou 34 editais de fomento às áreas de teatro, dança, circo, artes visuais, fotografia, música, literatura, cultura popular e arte digital. Corram que a disputa será grande. Mais informações em http://www.funarte.gov.br .
• Já a Secretaria de Estado da Cultura- SEC lançou, em 27 editais, totalizando um investimento superior a R$ 21 milhões. Onze desses editais estão com inscrições abertas. O Escritório de Apoio à Produção Cultural é um projeto da própria SEC oferece consultorias gratuitas em gestão cultural, dentre elas a de elaboração de projetos para grupos e produtores culturais de todo o Estado, com o objetivo de participar de prêmios e editais. Os consultores atendem ao público na Secretaria de Estado de Cultura, no Centro do Rio de Janeiro, de segunda a sexta, das 10h às 18h. Para agendar atendimento e retirar dúvidas, ligue para (21) 2333-4107 ou (21) 2333-4108, ou escreva para escritorio.sec@ gmail.com. A Secretaria de Estado de Cultura fica na Rua da Ajuda, 5/ 13º andar – Centro (próximo à Estação Carioca de Metrô). Atenção porque os editais encerram-se até o dia 30/06.
• Já a Secretaria da Diversidade e Identidade Cultural – SID do MinC está com dois editais em curso, Prêmio Cultura Hip Hop: a iniciativa vai beneficiar cerca de 135 projetos de todo o Brasil com um total de 1,7 milhão de reais em prêmios. O concurso, que acontece pela primeira vez esse ano, tem o objetivo de fortalecer e dar mais destaque à cultura Hip Hop do país. As categorias são variadas, incluindo a premiação de personalidades que contribuem para o hip hop, as ideias que trazem outras formas artísticas para o movimento, entre outras. As inscrições vão até dia 12 de julho. O outro edital é Prêmio Inclusão Cultural da Pessoa Idosa 2010 – Edição Inezita Barroso, que tem inscrições até o dia 30 de junho. O Concurso, que está em sua segunda edição e homenageia a cantora Inezita Barroso, premiará iniciativas culturais que beneficiem, diretamente, pessoas idosas. O Edital disponibilizará R$ 800 mil em investimentos para a premiação de 40 iniciativas que serão contempladas com o valor de R$ 20 mil, cada uma. Poderão concorrer projetos desenvolvidos nas categorias de Teatro, Dança, Música, Literatura, Artes Visuais e outras formas de expressão artística. Mais informações E-mail: identidadecultural@cultura.gov.br ou acesse: www.cultura.gov.br/sid ou no blog blogs.cultura.gov.br/diversidade_cultural .

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Opinião:

Queremos uma “Carta aos Brasileiros sobre a Política Cultural”

Flavio Aniceto, produtor cultural, cientista social, coordenador do Coletivo de Produção Cultural Aracy de Almeida
flavioaniceto@gmail.com

Algumas semanas atrás, em uma das sessões do fórum que estou coordenando, do Plano Municipal de Cultura de Petrópolis, após uma apresentação minha sobre a atual política federal de cultura eu falava que esta é baseada no tripé: 1- Cultura como política de Estado e não de governo, ou somente deste atual governo (daí a “legalização” cultural em curso: Plano e Sistema Nacional de Cultura, mudanças na lei de incentivo, vinculação orçamentária, garantindo o mínimo de 2% do orçamento federal para o setor, etc. ; 2 – a Cultura vista por sua dimensão antropológica, ou seja o conjunto de formas de expressão, modos e meios de vida dos brasileiros, não restritos neste caso aos fazeres artísticos; 3 – e coerente com o item anterior, políticas de inserção da maioria da população – ou suas representações- no acesso não só a fruição cultural, mas também, e em alguns casos sobretudo a produção também, ou seja todos produzem cultura, e claro, alguns o fazem com a presteza e técnicas da arte, mas como dissemos o “todo” do ser humano é cultural. Ao final da sessão, uma das participantes me perguntou: “ E o que acontece este ano, com a eleição federal. Tem chance de ser houver mudança (de governo, de partido/coligação) isto mudar?” . Eu não soube o que responder. Não por falta de opinião, talvez tenha, mas a minha questão é que não sei o que pensam os candidatos de oposição sobre cultura e esta política.
Corta para: uma amiga, Cândida Rodrigues, foi representando a minha associação cultural, o CPC Aracy de Almeida para a Teia Cultural, III Encontro Nacional dos Pontos de Cultura (março, 2010, Fortaleza). O nosso CPC está entre os novos selecionados do programa e será conveniado para os próximos três anos. Quando a encontrei, na reunião do CPC, ela relatando a maravilha de diversidade de expressões que viu, a organização dos “Pontos” com ricas experiências do Oiapoque ao Chuí, enfim, a importância do Programa Cultura Viva/Pontos de Cultura no cenário cultural atual e na própria capilaridade das políticas em curso, ouvi tudo, mas de pronto rebati: “E lá na Teia, discutiram o que será dos Pontos se o outro lado ganhar?”. Ou seja, se o atual governo não tiver a continuidade (leia-se Dilma Rousseff perder as eleições).
Socorreu-me ou estarreceu-me uma matéria na Folha de São Paulo, de 13 de abril de 2010, “Cultura na Urna” com, entre outros, depoimentos de Morgana Eneile, Secretária Nacional de Cultura do PT, pois este partido tem uma organização forte na área e o deputado Otávio Leite, do PSDB/RJ. Ambos foram indicados pelos seus partidos para responderem a Folha. Morgana defende, claro, o atual modelo e os seus avanços em relação ao ministério modorrento dos tempos de Francisco Weffort, no governo tucano: “Nos anos do PSDB, o Estado abandonou a cultura” e Leite bate: “O Estado tem de valorizar a base, e não definir que peça ou disco deve receber patrocínio. Temos de estimular os artistas e não criar camisas de força” e segue “O PT adora centralizar o poder”, e segundo a matéria, finaliza “O PT tende a criar conselhos e beneficiar grupos e castas. Quem não faz parte destes grupos enfrenta problemas”. Um mês depois, em meados de maio, por ocasião do V Viradão Cultural de São Paulo, é o próprio candidato do PSDB, José Serra quem fala do tema para vários jornais, dizendo que quer expandir e usar o modelo do megaevento em todo o país, se for eleito. O esquema PSDB-DEM-PPS governa São Paulo há décadas, está implementando no estado e na capital paulista um modelo de organizações sociais e o Viradão pontifica a política deles. Certamente é um evento importante para a cidade de São Paulo e agora para várias cidades, pois tem a sua versão estadual também, mas é pouco. Megaeventos passam e o que ficará de política? As organizações sociais para gerir os equipamentos? E o que eles falam sobre a política federal em curso?
No período do PSDB-DEM-PPS, o Ministério da Cultura, Weffort como ministro, abdicara totalmente de qualquer papel de liderança no processo cultural – a política era toda baseada nas leis de incentivo e os departamentos de marketing das empresas privadas e mesmo as estatais, comandavam a cena e definiam o que devia ser ou não consumido pelos brasileiros. Consumido mesmo é o termo, pois não havia estímulo a produção das maiorias. E para não parecer crítica vazia, retornem ao parágrafo três e a fala do tucano Otávio Leite sobre o papel do Estado.
Aqui, em primeira mão, inicio uma “campanha”: Dilma é a continuidade do governo Lula, mas precisa falar sobre a política cultural que irá aplicar, Marina Silva é do PV mesmo partido do ex-ministro Gilberto Gil, primeiro gestor destas políticas e é apoiada por este e José Serra, do PSDB por enquanto só falou dos viradões culturais. O que os três pensam sobre: Plano Nacional de Cultura, Sistemas nacional, estaduais e municipais de Cultura, mudanças nas leis de incentivo, Programa Cultura Viva/Pontos de Cultura? É necessário uma “Carta aos Brasileiros” (instrumento lançado pelo PT e Lula em 2002, tranqüilizando o “deus mercado” de que não haveria alterações no centro das políticas econômicas em curso) específica para a Cultura, com C maiúsculo, radical, estridente, mas também generoso. Iremos propor que os sindicatos de artistas, músicos, cooperativas de trabalhadores, ONGs, artistas e demais interessados cobrem dos candidatos que não aconteçam alterações na estrutura em curso. Não estamos falando do conteúdo cultural em si, mas na estrutura que ainda está se montando. Está cantada a pedra!
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Gilberto Gil pula a fogueira em excursão junina
Diana Aragão

Desde menino Gil é um entusiasta apaixonado dos festejos juninos. As músicas, as danças, as comidas e as brincadeiras de um bom “arraiá” sempre o encantaram e também influenciaram sua vida e sua obra. Sempre que possível, seu aniversário é comemorado com uma festa junina, e não são poucas as suas composições e versões de músicas ligadas ao tema. Estimulado por essa paixão pelas festas dos santos de junho, Gil preparou um novo trabalho: o recém lançado CD “Fé Na Festa”. E junto com o CD, Gil também preparou um novo show com o qual vai se apresentar em turnê pelos principais arraiás e comemorações juninas do Nordeste ao longo de todo o mês de junho: o Circuito São João.

O show “Fé na Festa” presenteia o público com a nova viagem de Gilberto Gil pelo universo descontraído dos ritmos nordestinos. Gil insere seu discurso através de canções autorais, como as inéditas “Livre Atirador e a Pegadora” e “Fé na Festa”, ou de sucessos como “Esperando na Janela” (parceria com Targino Gondim) e “Lamento Sertanejo”. E também em suas intercessões sonoras nas interpretações de jóias do cancioneiro nordestino como “Dança da Moda” (Luiz Gonzaga / Zé Dantas), “Debaixo do Barro do Chão” (Luiz Gonzaga), “Aprendi com Rei” (João Silva), entre outras.

A banda é formada por Arthur Maia (baixo), Sergio Chiavazzolli (guitarras), Jorge Gomes (zabumba) e Gustavo de Dalva (percussão). Para este trabalho, Gil também contará com a presença da sanfona de Toninho Ferragutti e do violino de Nicolas Krassik.

O Circuito São João poderá ser acompanhado através de um portal, o www.circuitosaojoao.com.br reunindo manifestações, histórias, agenda e registros dessa festa por todo o Brasil A turnê passará por nove cidades conforme calendário anexo:

Em junho:
18 Arcoverde/PE - Praça de Eventos - Centro: 23:30;
23 Senhor do Bonfim/BA - Espaço Gonzagão - 23:30- Arraiá da Tapera;
24 Aracajú /SE - Praça Hilton Lopes – Centro - 23:30;
26 Jequié / BA - Praça da Bandeira - 23:30,
29 Salgueiro / PE - Estação do Forró - 23:00
Em julho:
03 Eunápolis / BA, Pátio de Eventos - 23:30.

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Notas:
• O segundo Festival de Samba e Botequim de Miraí/MG, continua com inscrições abertas até o dia 25 de junho com R$ 24 mil em prêmios. Mais informações e inscrições em www.sambaebotequim.com.br
• Segue o abaixo-assinado online contra a e entrega do Palácio da Cultura Entregar o Capanema ao Comitê dos Jogos Olímpicos, pois entendemos que isto significa impedir definitivamente que o prédio abrigue o futuro Centro de Referência em Educação e Cultura, projeto elaborado pelo MinC e pelo Ministério da Educação /MEC em parceria com a UNESCO e o Centro Regional de Formação e Gestão de Patrimônio Nacional. Leiam e se concordarem assinem a petição on-line em: http://bit.ly/capanema. O Capanema é da Cultura e da Educação!
• A Assembléia Legislativa entregou a Medalha Tiradentes a um dos grandes nomes de nossa cultura, o produtor cultural Orlando Miranda.
• Classificados culturais: o Instituto Brasil de Pesquisa e Divulgação – IBRASIL, está precisando de profissional para formatação e enquadramento de projetos para leis de incentivo. Quem tiver interesse entre em contato pelo fone 21-2544-0660 ou ibrasil@ibrasil.org.br, com Marcelo Trisciuzzi.
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Agenda:

• Até sábado, 27/06: o Grupo LoucAtores do nosso sócio Leo Torres e que sempre faz sucesso no Espaço Aracy, está temporada do espetáculo infantil “As Aventuras de Alice na Cidade Preciosa”, na Casa de Cultura Elbe de Holanda, na Ilha. A temporada começou no primeiro sábado, 05 e irá ate o último, 27, sempre às 17h. A Casa fica na Rua Engenheiro Rozauro Zambrano, 302, Jardim Guanabara. Mais informações: leonardotorres1@gmail.com .
• 16/06: Educação em Debate, comemorando 10 anos, o Coletivo de Estudos de Política Educacional (CNPQ/FIOCRUZ/EPSJV), coordenado pela professora Lúcia Neves, lança duas publicações neste dia. “Direita para o social e esquerda para o capital. Intelectuais da nova pedagogia da hegemonia no Brasil. “ de autoria do próprio coletivo e “A direita para o social – Educação da Sociabilidade no Brasil Contemporâneo” de André Silva Martins. Será às 18h, no Museu da República – Rua do Catete, 153, com um debate com os professores e prefaciadores das duas obras Roberto Leher e Virgínia Fontes seguido de uma comemoração dos 10 anos do Coletivo ao som de Mariana Imbassahy (flauta), Paulo Marques (violão) e a participação da também flautista e sócia do CPC, Maria Antonia Lacerda.
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Nós somos o Coletivo de Produção Cultural Aracy de Almeida - Rua Ministro Moreira de Abreu, 370 – Olaria – CEP 21071-480 - Telefone: 21-2508-9469

Boletim ARACA on-line: Edição: Flavio Aniceto - Revisão: Paulo Cesar Nunes dos Santos - Formatação e envio: Eduardo Fragoso - Conselho editorial: Diana Aragão, Teresa Fazolo, José Roberto Souza Aguiar, Roberta Martins, Arlete Ramos, Paulo Cesar Nunes dos Santos, Diva Alves, Bia Alves, Fernando Assumpção, Rafael Paschoal, Maria Cândida Gonçalves e Lúcia Gutierrez. Diretoria do Coletivo de Produção Cultural Aracy de Almeida, eleita em 07 de dezembro de 2007 para o triênio 2008/2010 - Executiva: Coordenador geral: Flavio Aniceto - Secretário geral: José Roberto de Souza Aguiar - Diretor administrativo e financeiro: Diva Alves dos Santos - Coordenadoria de imprensa e divulgação: Fernando Assumpção, Patrícia Vieira da Silva e Rafael Paschoal - Coordenadoria de projetos culturais e produção artística: Roberta Cristina Martins e Beatriz Alves dos Santos - Coordenadoria de pesquisa, memória e documentação: Maria Cândida Gonçalves e Lúcia Maria Gutierrez - Conselho Artístico: Gil Miranda, Lúcio Sanfilippo, Eliane Duarte e Marcelo Maciel - Conselho Fiscal: Arlete Ramos, Mariaugusta Caio Salvador - Suplentes: Adagoberto Arruda, Valéria Guimarães da Silva Rego e Cláudio José Antoniazzi (Gaúcho)