domingo, 23 de maio de 2010

Noticias do CPC, 24/05/2010

Nesta edição: Comissão que avalia os projetos para patrocínio na Lei Rouanet/Procultura ( a CNIC) terá edital para escolher os membros da sociedade civil que a comporão * Pontos de Cultura do RJ e demais interessados participarão de Seminário sobre Cultura Digital * Link para programa da TV Brasil sobre os Pontos de Cultura * Notícias sobre o Espaço Cultural Aracy de Almeida * Opinião Cândida do CPC, escreve o seu relato sobre a Teia Cultura, Encontro Nacional dos Pontos de Cultura, * Sobre Editais a dica da semana é o Mais Cinema * Diana Aragão dá a dica sobre os cursos de férias do Estação Botafogo* Agenda: Centro Cultural José Bonifácio recebe o Pequena África com Rubem Confete e Café da Associação Brasileira dos Captadores de Recursos. ................................................................................................................................................................................
Políticas Culturais:
• O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), está com seu processo aberto para indicação dos membros que comporão a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) para o biênio 2011/2012. O Edital, publicado no Diário Oficial da União no último dia 07, torna pública a abertura das inscrições e traz como novidade uma metodologia que visa ampliar a representatividade das cinco regiões brasileiras em seu plenário. O processo de habilitação dos representantes da sociedade civil organizada para indicarem os membros que comporão a CNIC será realizado entre os dias 13 de maio e 14 de julho de 2010. Poderão participar do processo as entidades de caráter associativo de âmbito nacional representativas de setor cultural, artístico ou do empresariado nacional, devendo preencher o Formulário de Inscrição e encaminhar toda a documentação das seguintes formas: diretamente no protocolo central do MinC ou encaminhada por via postal, com aviso de recebimento, devendo, em ambos os casos, estar acondicionada em envelope endereçado à Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura - MinC, Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 1º Andar, CEP 70068-900,Brasília - Distrito Federal, aos cuidados do Presidente da Comissão Avaliadora; ou endereçado à Caixa Postal n.º 8.606, CEP 70.312-970, Brasília - DF, sob a inscrição “Edital de Convocação CNIC 2011/2012″. A divulgação da lista das entidades habilitadas para o processo de indicação acontecerá no dia 10 de agosto, por meio do sítio do Ministério da Cultura e publicação no Diário Oficial da União. “O novo processo converge com os princípios de representatividade nacional da CNIC, com a proposta de expandir o caráter democrático, plural e aberto à participação da sociedade”, disse o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Henilton Menezes. Mais nformações:61 - 2024 2137 - cnic@cultura.gov.br com Érika Freddi, Coordenadora Administrativa da CNIC ou no link: http://www.cultura.gov.br/site/2010/05/14/edital-de-convocacao-de-membros-para-compor-a-comissao-nacional-de-incentivo-a-cultura/ .
• A Secretaria Estadual de Cultura realizará nos dias 31/05 e 01/06 o Seminário de Cultura Digital. Será na Casa de Cultura Laura Alvim e contará com palestrantes como Heloisa Buarque de Hollanda, Ivo Correa (do Google) e Oona Castro (do portal Overmundo). Os temas do seminário incluem desde a própria definição da cultura digital até os novos modelos de negócio na cultura resultantes das novas tecnologias, passando por produção cultural, mídias sociais e a digitalização de acervos. O seminário é inicialmente para membros de Pontos de Cultura, mas é aberto aos demais interessados. As inscrições devem ser feitas com Lorena Lima - Gerente da Rede de Pontos de Cultura do Estado do Rio de Janeiro da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, através do email lorenanlima.cultura@gmail.com . Segue a programação, no dia 31, pela manhã na abertura: A era do acesso com Heloisa Buarque, seguido de O que é cultura digital? (panorama do universo digital, suas ferramentas, recursos e horizontes) e Oona Castro (Overmundo), na parte da tarde: Produção Cultural & Mídias Sociais (o uso das mídias sociais na criação, na divulgação e as mudanças de padrões de comportamento e sociabilidade) com Ana Claudia Souza (Funarte) e ainda Cultura, autoria e novos modelos de negócios com Marília Maciel, já no dia 01, pela manhã: Acervos Digitais com Eliane Costa (Petrobras) e Ivo Correa (Google) e no período da tarde: O mundo das artes e das letras em tempos 2.0, com Giuseppe Zani (Petrobras) e Heloisa Buarque e na seqüência Paula Perissimoto (File) e Ricardo Barreto (File).
• Ainda sobre os Pontos de Cultura, assistam um excelente programa sobre os mesmos, Brasilianas.org, apresentado por Luis Nassif e exibido na TV Brasil, 17/05, acessem: http://www.youtube.com/watch?v=IH52UJ9uU9Q .
...............................................................................................................................................................................

Espaço Cultural Aracy de Almeida é Ponto de Cultura e faz Festival de Teatro no segundo semestre

Como já anunciamos aqui, o Espaço Cultural Aracy de Almeida, parceria nossa do CPC com a União dos Cegos no Brasil, Letera produções e comunicação e patrocínio da empresa de tecnologia CTIS será um dos novos Pontos de Cultura, no edital coordenador pela Secretaria Estadual de Cultura em convênio com o Ministério da Cultura/Programa Cultura Viva. O conveniamento entre o CPC e a Secretaria acontecerá nas próximas semanas. Para comemorar o fato, cumprindo os objetivos de inclusão social e cultural do programa e já entrando na reta dos dez anos do CPC (junho de 2011!) iremos promover muitas coisas legais lá, e começando por um Festival de Teatro Infanto-juvenil com o tema “A Era do Rádio: Aracy de Almeida, seus amigos, parceiros e seu tempo” que incentivará a produção de esquetes teatrais sobre rádio, Noel Rosa (este ano é centenário dele), Aracy e muitos outros que povoavam aquele rico momento da cultura brasileira. O lançamento das bases do festival deverá ser em julho, no Espaço Aracy com duas aulas-espetáculos sobre o tema.

Segue a programação desta semana, no próximo sábado, 29/05: o nosso Espaço Cultural Aracy de Almeida apresenta o espetáculo infantil “Colcha de letrinha ou sopa de retalho? Rir não dá trabalho” com o grupo Interpretarte, formado por alunos e ex-alunos de uma escola local, direção de Marcos Vinícius Campos de Oliveira, como sempre, 16h, grátis. O Espaço Aracy fica na União dos Cegos no Brasil: Rua Clarimundo de Melo, 216, Encantado.

...............................................................................................................................................................................

Opinião:

Teia Brasil – III Fórum Nacional de Cultura

Por Maria Cândida Rodrigues Gonçalves, historiadora, coordenadora de pesquisa e memória do CPC Aracy e participante da Teia, representando nosso Ponto de Cultura Espaço Cultural Aracy de Almeida

A cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará, foi palco da “TEIA BRASIL 2010 – TAMBORES DIGITAIS”, quarta edição do Encontro Nacional de Pontos de Cultura e do III Fórum Nacional de Cultura, que se realizaram entre os dias 25 e 31 de março de 2010.

O evento, mais uma vez, celebrou a diversidade cultural brasileira, nas mais diversas modalidades. As atividades realizadas durante a TEIA representam o fazer social/coletivo do que é apreendido na construção deste fazer que se efetiva no interior dos Pontos de Cultura.

A idéia da TEIA é apresentar o que o Programa Cultura Viva tem de mais inovador e mostrar o que vem sendo praticado nos diversos Pontos de Cultura espalhados por este país continental que é o Brasil, revelando a prática do dia-a-dia, do fazer coletivo, dos Pontos de Cultura e das Redes Cultura Viva e Mais Cultura.

Centenas de atividades nas mais diversas áreas da cultura brasileira: dança, música, teatro, cinema, circo, exposições, contação de estórias, entre tantas outras modalidades artísticas aconteceram e tornaram ainda mais bonito o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, aproximando o que é realizado nos Pontos de Cultura da sociedade de modo geral.

Um grande cortejo, intitulado “Ebulição dos Libertos”, foi promovido no dia 28/03, último dia da TEIA. Houve o encontro dos Tambores de todos os Pontos de Cultura que rufaram por toda Avenida Beira Mar, despertando os olhares atentos dos que se encontravam na orla marítima e/ou daqueles que vieram para assistir ou se integrar ao evento que deixou todos com “cara de quero mais”.

Os dois eventos reuniram mais de três mil pessoas entre grupos que se apresentaram na TEIA e os delegados do Fórum. Tanto a TEIA, quanto o Fórum de Cultura foram promovidos pela Comissão Nacional de Pontos de Cultura, que está de parabéns, apesar de alguns contratempos.

O III Fórum Nacional de Cultura representou o momento de identificação de demandas, debates, discussão e elaboração de propostas que visam o desenvolvimento de Políticas Públicas voltadas à Cultura no Brasil. Para esse momento reuniram-se 1.500 delegados representando os Pontos de Cultura existentes de norte a sul do país.

Do Rio de Janeiro, onde existem 230 pontos de cultura, sendo 80 em fase de implantação, estiveram presentes 200 delegados, a segunda maior presença no evento, perdendo apenas para São Paulo.

Foram discutidas várias questões, sendo que uma das preocupações latentes durante todos os debates foi à necessidade de garantir a política cultural que vem sendo implementada pelo governo se efetive enquanto uma política de estado, evitando assim, que possa ser alterada com a mudança dos governantes.

O CPC Aracy de Almeida se fez representar nas discussões da plenária do Rio de Janeiro, do Grupo de Trabalho Música e da Plenária Final.

Cada delegado tinha que está inscrito em um (01) grupo de trabalho. Ao todo eram 25 grupos sobre os mais variados temas que vêm sendo trabalhados nos Pontos de Cultura.

Na plenária do Rio se discutiu propostas políticas mais abrangentes, tratando das questões da Cultura a nível nacional e estadual. As discussões nos Grupos de Trabalho ficaram mais centradas em torno dos temas de cada grupo.

Vale ressaltar que na plenária do Rio a discussão que tomou a maior parte do tempo foi à questão digital, enquanto meio de comunicação e divulgação das ações realizadas pelos Pontos de Cultura. Outra questão bastante abordada foi a da Formação de Gestores, pois a gestão dos projetos tem que levar em consideração as políticas gestadas nas diferentes esferas de poder (nacional, estadual e municipal).

Especificamente com relação à reunião dos gestores dos Pontos do Rio que se realiza uma vez por mês, travou-se uma discussão visando facilitar a presença de um maior número de gestores e/ou de seus representantes. A reunião até então acontecia na última quarta feira de cada mês, no Palácio Gustavo Capanema, no Centro da cidade. Foi proposto que essas reuniões se realizassem por regiões.

Com relação às discussões no Grupo de Trabalho Música, logo de início, foi diagnosticado que a música perpassa a quase totalidade dos Pontos de Cultura (dos 2.500 pontos existentes, mais ou menos 2.000 tem a música inserida em seus projetos), isso em função de sua ação transformadora. Por esse motivo, deveria ser transformada em Ação Música, a exemplo do Ação Griô e Escola Viva.

Outro ponto bastante discutido foi à questão dos editais lançados pelas diversas instituições, que contemplam a música. A grande maioria dos delegados do GT disse ser necessário, em função da abrangência do tema, que fossem lançados editais específicos para determinados estilos musicais, como música infantil, música de câmara, música instrumental, por exemplo.

Além das questões levantadas acima, outras propostas de políticas mais amplas foram aprovadas:

. Construção de Tecnologias Sociais na Área de Música;
. Não destinação de mais recursos para artistas rentáveis;
. Implantação da Disciplina Música nas Escolas, devendo os Pontos de Cultura serem protagonistas desta ação.

Tanto nos grupos reunidos por estados, quanto nos GT´s temáticos foram eleitos representantes que vão atuar junto a Comissão Nacional de Cultura que também foi eleita na plenária final.

A plenária final se realizou no dia 30/03, aprovando propostas que deverão ser colocadas em prática no restante do ano de 2010 e durante o ano de 2011, pois o IV Fórum deverá ser realizado no final do próximo ano. As propostas aprovadas serão encaminhadas aos Pontos de Cultura, pela Comissão Nacional.
................................................................................................................................................................................

Editais em curso:

A Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, através da Superintendência de Audiovisual em convênio com o Ministério da Cultura, lançou, no dia 29 de abril, o edital do projeto Cine Mais Cultura que é uma das ações que compõem o Programa Mais Cultura do Governo Federal e prevê a criação de espaços alternativos de exibição de produções cinematográficas, visando à difusão do setor audiovisual, com ênfase na produção nacional, para ampliar e promover o desenvolvimento da cultura nacional entre a população. A Sociedade Amigos da Cinemateca, por meio de parceria firmada com o MinC, será a executora do projeto. O Edital é destinado às pessoas jurídicas e instituições não governamentais sem fins lucrativos, tais como: bibliotecas comunitárias, pontos de cultura, associações de moradores. O Edital fomentará a criação de 51 novos cines e os selecionados irão receber equipamentos de exibição e programação fornecida pela Programadora Brasil. Todos os contemplados passarão por oficinas de capacitação para operar esses cines.Graças ao Cine Mais Cultura, 401 cines foram implantados nas 27 Unidades da Federação do Brasil, dentre eles, 111 estão em capitais e 290 no interior do país. O Estado do Rio de Janeiro bateu o recorde nacional de inscrições na Edição 2008/2009 do Cine Mais Cultura, com 71 proponentes. Diante de tão grande procura, para esta edição, a SEC colocará à disposição dos proponentes seu Escritório de Apoio à Produção Cultural, localizado na própria Secretaria, na Rua da Ajuda, 5/ 13º andar. As inscrições são gratuitas e acontecerão no período de 03/05/10 a 14/06/10. O edital e seus anexos estão disponíveis no site da SEC - www.sec.rj.gov.br (clicando no botão “Editais”). Os mesmos arquivos também podem ser acessados através do portal: www.cultura.rj.gov.br (clicando no banner “Cine Mais Cultura” ao final da página); através do portal www.cinemaiscultura.org.br (clicando em “Editais”, inscrições abertas); e através do portal do Programa Mais Cultura do MinC http://mais.cultura.gov.br (em “Editais Mais Cultura”, inscrições abertas). Para agendar atendimento no Escritório de Apoio à Produção Cultural, escrever para escritorio.sec@gmail.com (especificar no assunto [Cine Mais Cultura]), ou entrar contato através do telefone 21-2333-4108 (falar com Nathalia).
...............................................................................................................................................................................

Diana Aragão indica:
O Grupo Estação encontra-se com inscrições abertas para os cursos abaixo realizados durante o mês de junho:
• Uma Outra História da Arte com Mauro Trindade, professor e jornalista. Trabalhou no Jornal do Brasil, O Globo e Tribuna da Imprensa e nas revistas Veja Rio e Bravo!
• Roteiro Desde o Princípio com David França Mendes. Diretor e roteirista de cinema e televisão.
• Produção Cultural e Desenvolvimento de Projetos, com Julio Augusto.
• Do Teatro ao Cinema, com Lorena da Silva.
• O Impacto das Redes Sociais na Comunicação Contemporânea com Alessandro Silva.
• Figurino para Cinema e TV. Com Isabel Paranhos, figurinista de filmes como "O Quatrilho" e "O Homem da Capa Preta", atua como diretora de arte.
• Técnicas de Assistência de Direção com Márcia Derraik, diretora, produtora e assistente de direção. Já trabalhou com Domingos de Oliveira, Guel Arraes e Daniel Filho.
Mais informações em www.grupoestacao.com.br/laboratorio. ...................................................................................................................................................
Agenda:

• Nesta sexta, 28/05, o Centro Cultural Pequena África* (CCPA) informa que, a convite do Centro Cultural José Bonifácio, apresentará sua programação artístico-cultural no histórico prédio daquela instituição, onde foi inaugurada, em 1873, pelo imperador D.Pedro I, a primeira escola pública da América Latina. Projetos, finalidades e atividades afins, levaram o Centro Cultural José Bonifácio a incluir o Pequena África na sua programação de 2010. E a partir do dia 28 de maio, última sexta-feira do mês, o Pequena África levará sua arte, sua música, sua cultura e sua alma para o novo endereço, no coração da Gamboa. A estréia festiva terá a voz do samba e samba no pé com o radialista, cantor, compositor e pesquisador Rubem Confete, com os músicos do grupo Regente e a participação de Flávio Moreira (autor de “Amor de verdade”), Tânia Machado, maestro Darcy da Cruz e convidados. De quebra, os quitutes africanos preparados pelas mãos de fada de ‘tia’ Celina. Centro Cultural José Bonifácio, Rua Pedro Ernesto, 80, Gamboa, (próximo à Cidade do Samba)
tel.: 21- 2233-7754. Outras informações pelo email centroculturalpequenaafrica@uol.com.br .
• Dia 3105: a Associação Brasileira de Captadores de Recursos convida para mais uma edição do Café Conversa, que objetiva promover o intercâmbio de boas práticas entre gestores e profissionais de mobilização de recursos. O encontro, realizado mensalmente, é uma roda de conversa onde os participantes se conhecem e trocam impressões e experiências sobre o tema. Na ocasião, o convidado Pedro Ronan Marcondes, da ONG ARGILANDO, com relato de experiências em Voluntariado. Para participar, basta apenas confirmar sua presença pelo email: rio@captacao.org , será às 19h no Rio Espaço Carioca (Casas Casadas) – Rua das Laranjeiras 307. Tel.: 21-2225-7332 mais informações no site: www.captacao.org .
.....................................................................................