Boletim CPC - Ano V – nº. 67 – 14/07/2010
Nesta edição: Agenda do CPC * Paulo Moura * Políticas Culturais: Direitos Autorais em pauta, novidades da Fundação Casa de Rui Barbosa: Livro de Lia Calabre e sobre o seminário de políticas culturais e a longa luta dos animadores culturais nas escolas estaduais do Estado * O que está rolando nos Pontos de Cultura: Petrópolis, Tijuca e Centro Histórico/Gamboa * Notas e Agenda: incêndio destrói acervo do IPDH e de Rubens Barbot e Tânia Malheiros faz show na Lapa, comemorando 09 anos de carreira.
...............................................................................................................................................................................
Agenda do CPC Aracy de Almeida
• 17/07: o Espaço Cultural Aracy de Almeida apresenta às 16h, o espetáculo infanto-juvenil “Os ATORdoados” com o grupo teatral LoucAtores, que trás um conjunto de esquetes que fazem uma crítica social bem –humorada. O Espaço fica na Rua Clarimundo de Melo, 216, no Encantado. A entrada é franca.
• 24/07: iremos apresentar o nosso pocket-show ‘Aracy de Bolso” com a cantora Gil Miranda e o coordenador do CPC, Flavio Aniceto no Palácio de Cristal, em Petrópolis. O show faz parte do projeto “Som & Cristal” da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis e será uma homenagem a Araca e ainda ao centenário de Noel Rosa (dezembro/2010). Será ás 18h, com entrada franca. É uma boa oportunidade para visitar aquele charmoso palácio.
• 29/07: reunião do coletivo do CPC, aberta a todos os interessados, 19h30, no 2º andar do Café do Cinema Odeon, na Cinelândia/RJ.
• 31/07: O Espaço Cultural Aracy de Almeida apresenta às 16h, a aula-espetáculo “Aracy de Almeida e a Era do Rádio” com a jornalista Diana Aragão e o cantor Lúcio Sanfilippo (acompanhado ao violão por Mauricio Massunaga) . Esta atividade faz parte da preparação para um festival de teatro que iremos promover no local ainda no segundo semestre e será fundamental para todos os grupos teatrais, atores, diretores que quiserem participar do mesmo. É como sempre gratuita e aberta a todos que costumam participar das atividades do Espaço.
...............................................................................................................................................................................
Paulo Moura e Zeca Jagger
Faleceu no Rio, na última segunda-feira, 12/07, o saxofonista e trompetista Paulo Moura, de 77 anos. O músico estava internado na Clínica São Vicente, no Rio, desde o dia 4 de julho com um linfoma (câncer do sistema linfático). Compositor e arranjador de choro, samba, bossa nova, forró e jazz, foi um dos maiores nomes da música instrumental brasileira, tendo tocado com praticamente todos os grandes músicos e cantores de Ary Barroso até as gerações atuais, chegando a conquistar o prêmio Grammy nos EUA. Entre outras inúmeras atividades artísticas ainda arranjou um tempinho nos anos 1980 para ser gestor cultural, tendo dirigido por dois anos o Museu de Imagem e do Som (MIS), no Rio.
Chegando fresquinho no céu, ele pode começar a agitar por lá, junto com Ezequiel Neves (Zeca Jagger, Zeca Zimmerman) , produtor e multimídia falecido semana passada.
...............................................................................................................................................................................
Políticas Culturais:
I - Direitos Autorais em pauta pelo Ministério da Cultura: segue até o dia 28 de julho a consulta pública no site www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral do Ministério da Cultura sobre os direitos autorais. Se você é artista, produtor, compositor, advogado ou interessado na matéria como público, usuário ou cidadão, entre e dê sua contribuição.
O debate tem estado acalorado também na própria imprensa e na internet, quem quiser conhecer duas posições o blog http://arakinmonteiro.wordpress.com/ apresenta a resposta do músico Tim Rescala para artigo veiculado na grande imprensa de Nelson Motta. Vale a pena ler.
II – Fundação Casa de Rui Barbosa – FCRB/MinC
Novo livro de Lia Calabre
A Fundação está lançando seu novo título na área de políticas culturais, o livro Textos Nômades – Políticas Culturais no Brasil: História e Contemporaneidade, da pesquisadora Lia Calabre, chefe do setor de Políticas Culturais da FCRB. O livro é o segundo volume da coleção Textos Nômades, editada pelo Centro Cultural Banco do Nordeste. A coleção foi criada em 2009, sob a inspiração do texto de Alexandre Barbalho, que inaugurou a coleção com o volume Política, cultura e Mídia e tem como principal objetivo estimular a discussão e reflexão de temas relativos à cultura brasileira. Cada volume reúne textos variados de um mesmo autor, alguns inéditos e outros já divulgados em outras publicações. Nesse volume estão reunidos seis textos sobre políticas culturais, sendo três de caráter mais histórico e os outros três sobre temáticas atuais. Poderão ser encontradas várias discussões que versam sobre questões como a dos conselhos de cultura, as conferências de cultura e a trajetórias das políticas culturais no Brasil dos anos 1930 até os dias atuais 141p. R$ 15,00. Lia Calabre é uma referência para aqueles que como nós, do CPC, estamos ligados no tema.
Selecionados para o seminário de políticas culturais/2010:
A Fundação divulgou a lista dos 40 trabalhos selecionados para compor as mesas do Seminário Internacional Políticas Culturais: Teorias e Praxis, que acontecerá nos espaços próprios desta nos dias 22, 23 e 24 de setembro. Essa informação é importante para os quem apresentaram projetos, assim como para nós que iremos assistir e aprender mais nas aulas-palestras do seminário. Segue o link: http://www.casaruibarbosa.gov.br/template_01/default.asp?page=materia&VID_Secao=9&VNM_Secao=not%EDcias&VID_Materia=1800
III – No Estado do Rio de Janeiro:
Animação Cultural ainda na luta pela regulamentação da sua atividade nas escolas estaduais
Em uma luta que já dura 16 anos, ainda não está concluída a questão dos animadores culturais na área de educação do Estado do RJ. Na época do início do projeto, governo Brizola/Darcy Ribeiro, dentro do conceito dos CIEP´s, o quadro era de cerca de 1500 profissionais, atualmente são apenas 486, mas que seguem aguerridos. De lá para cá, muitos morreram, pediram ou foram exonerados seja pelos baixos salários, ou por questões de saúde (os que ficam doentes não têm direito a licença médica!, pois o governo estadual recolhe a contribuição previdenciária dos animadores, mas não repassa para o INSS, a dívida do Estado com este órgão em função desta questão passa de R$ 50 milhões).
Para resolver a questão destes trabalhadores da cultura inseridos na Secretaria de Educação, foi formulada uma proposta de emenda constitucional – PEC 48, pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação – SEPE, protocolada pelos deputados estaduais Marcelo Freixo – Psol/RJ (em 04/08/2009) e Gilberto Palmares – PT/RJ (em 09/09/2009). Os animadores passaram a realizar atos públicos mensais no Palácio Tiradentes/Assembléia Legislativa do Estado do RJ, para garantir que quase um ano depois (em 12/05/2010) pela unanimidade dos 48 deputados presentes.
.Mas, segundo Mirna Maia Freire, uma das animadoras culturais “no entanto nada está assegurado, já que para tornar de fato nossa efetivação é necessário um ato do governo que é chamado ato de investidura, para que possamos ter todos os direitos dados a qualquer funcionário público”.
Os animadores culturais hoje trabalham em todas as escolas da rede, não só nos CIEP´S conforme o desejo de os saudosos Leonel Brizola e Darcy Ribeiro, ex-governador e vive-governador e idealizadores do projeto. Mas ainda segundo Mirna, a situação é muito precária, ela aproveita para anunciar o blog do grupo onde podemos acompanhar esta luta que interessa a todos nós da área cultural, especialmente os que fazem ponte com a educação, acessem o link: culturanima.blogspot.com .
................................................................................................................................................................................
O que está rolando pelos Pontos de Cultura:
I - Como já informamos aqui, nosso Espaço Cultural Aracy de Almeida, no Encantado, terra da cantora está em fase de conveniamento para ser um Ponto de Cultura, a atividade principal do programa Cultura Viva do Ministério da Cultura. Nosso Ponto será dentro do convênio entre o Ministério da Cultura e a Secretaria de Estado da Cultura. Assim que fecharmos tudo, claro, iremos divulgar! Enquanto isso, vamos dando as novas de outros Pontos (as entidades co-irmãs como diriam os membros de escolas de samba)
II - A Cia Teatral Língua de Trapo, convida para inauguração do Ponto de Cultura Independência é Arte, a ser realizada no dia 21 de Julho de 2010, as 16h, na Sede da Cia, à rua Sete de Abril, 374 – Centro – Petrópolis – RJ. Eles pedem que se confirme a presença em até 24h, através do e-mail ciateatrallinguadetrapo@gmail.com .
III – Já na Tijuca, o Ponto de Cultura do Instituto Tocando em Você, está com inscrições abertas para diversas oficinas para jovens dos 14 aos 21 anos e que estejam cursando a 7º série ou o Ensino Médio. São elas: Música (percussão e flauta); Canto; Teatro; Dança; Cidadania; Prática Empresarial; inglês básico; Workshops: cinema, fotografia, iluminação, empreendedorismo; Shows e Oficinas em Museus, Escolas, Hotéis, Shoppings. Os horários são diversos e os critérios para seleção: talento, interesse e disponibilidade de horário. A pré-inscrição e mais informações por telefone: (21) 9242-8769 (Simone) ou (21) 2567-4378 (manhã - Edvone ou Aline) . Para a inscrição efetiva os documentos necessários são: comprovante de Residência , CPF, Identidade e Certidão de Nascimento (caso seja menor de 16 anos estar acompanhado do responsável). O Instituto Tocando em Você fica na Rua General Roca, 518 / Tijuca.
IV – E no Centro Histórico da Cidade, na Gamboa, o Ponto de Cultura dos Pretos Novos tem uma série de cursos sobre a questão da história negra da cidade e do país. Os mesmos são voltados para professores e alunos, e estão dentro da perspectiva de ensinar a história e cultura afro-brasileira nas escolas, conforme determinado em lei federal. Todos os professores que darão as oficinas são mestres, mestrandos, doutores ou doutorandos na área. O contato com a entidade pode ser feito em pontodecultura@pretosnovos.com.br . E abaixo seguem algumas destas oficinas:
Em agosto: História do mercado de escravos do Rio de Janeiro, com o professor Cláudio Honorato (05/08); História da Zona Portuária, com a professora Carla Marques, (10/08); História e Arqueologia, com o professor Reinaldo Bernardes Tavares (27/08).
Em outubro: História dos pretos novos, com o professor Júlio Cesar de Medeiros (07/10), História da Zona Portuária, com a professora Carla Marques (19/10), História do mercado de escravos do Rio de Janeiro, com o professor Cláudio Honorato (21/10) e História e Arqueologia, com o professor Reinaldo Bernardes Tavares (29/10).
...............................................................................................................................................................................
Notas e Agenda:
Incêndio destrói acervos do Instituto Palmares de Direitos Humanos e do coreógrafo Rubens Barbot
Com lamento profundo, informamos que o prédio do Instituto Palmares de Direitos Humanos – IPDH na rua Mem de Sá (ao lado do FEBARJ, Tá na Rua e CTO, na Lapa) sofreu incêndio no dia 10/07. Felizmente não houveram vítimas e ainda não se sabe a causa do sinistro. Pelo que conseguimos saber foi afetado, praticamente, todo o terceiro andar, inclusive com a queda do telhado. Uma perda inestimável é a do acervo do coreógrafo Rubens Barbot que estava hospedado neste andar e que sofreu perda total, inclusive o figurino de espetáculo em preparação. Nos andares abaixo não houve fogo, mas a água usada no trabalho dos bombeiros, minou todo o material da instituição que completou 20 anos, em 2009: arquivos, biblioteca, equipamentos. Os diretores da instituição e ativistas dos movimentos sociais, como Adagoberto Arruda, do CPC Aracy e do IPCN, pedem para que todos se unam para uma ação concreta e urgente em torno desta importante entidade de combate ao racismo e pelos direitos e cidadania.
Todas as iniciativas são válidas e importantes. Se puder pensar sobre alguma disponibilidade financeira e contatos com políticos e autoridades dos governos, em nível municipal, estadual e federal será fundamental. Eles podem que se encaminhem proposta/s para os endereços de e-mail: Luiz Carlos GÁ - galuizcarlos@yahoo.com.br; com cópia para Ana Paula Venâncio – IPDH - anapaulavenancio@infolink.com.br.
Tânia Malheiros canta na Lapa e comemora 09 anos de carreira
Será nos dias 22 e 29 próximos (julho), nossa amiga e sócia estará cantando no Niño de Artes Luiz Mendonça (dirigido pela atriz Ilva Niño), das 20h até a meia-noite. Ela se apresentará acompanhada dos músicos Rafael Lobo (violão), Leandro Samurai (cavaquinho), Wellington Monteiro (cavaquinho) e Buzunga (percussão). O Niño fica na Praça João Pessoa , 2 – b (Av. Mem de Sá com Rua Gomes Freire), na Lapa. Entrada: R$ 15,00.
................................................................................................................................................................................
Agradecimentos pelo apoio recebido das empresas: Entrar logos da CTIS e LETERA sem texto algum
Nós somos o Coletivo de Produção Cultural Aracy de Almeida - Rua Ministro Moreira de Abreu, 370 – Olaria – CEP 21071-480 - Telefone: 21-2508-9469
Boletim ARACA on-line: Edição: Flavio Aniceto - Revisão: Paulo Cesar Nunes dos Santos - Formatação e envio: Eduardo Fragoso - Conselho editorial: Diana Aragão, Teresa Fazolo, José Roberto Souza Aguiar, Roberta Martins, Arlete Ramos, Paulo Cesar Nunes dos Santos, Diva Alves, Bia Alves, Fernando Assumpção, Rafael Paschoal, Maria Cândida Gonçalves e Lúcia Gutierrez. Diretoria do Coletivo de Produção Cultural Aracy de Almeida, eleita em 07 de dezembro de 2007 para o triênio 2008/2010 - Executiva: Coordenador geral: Flavio Aniceto - Secretário geral: José Roberto de Souza Aguiar - Diretor administrativo e financeiro: Diva Alves dos Santos - Coordenadoria de imprensa e divulgação: Fernando Assumpção, Patrícia Vieira da Silva e Rafael Paschoal - Coordenadoria de projetos culturais e produção artística: Roberta Cristina Martins e Beatriz Alves dos Santos - Coordenadoria de pesquisa, memória e documentação: Maria Cândida Gonçalves e Lúcia Maria Gutierrez - Conselho Artístico: Gil Miranda, Lúcio Sanfilippo, Eliane Duarte e Marcelo Maciel - Conselho Fiscal: Arlete Ramos, Mariaugusta Caio Salvador - Suplentes: Adagoberto Arruda, Valéria Guimarães da Silva Rego e Cláudio José Antoniazzi (Gaúcho)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário