segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Boletim CPC - Ano V – nº. 80 – 31/01/2011

Nesta edição: Uma nota sobre a Região Serrana * Ministra da Cultura Ana de Hollanda anuncia os principais nomes de sua equipe * Editais: promoção de eventos no RJ e apoio técnico em audiovisual pelo CTAv/MinC * Roberta Martins escreve sobre duas experiências de cooperativas de artistas e músicos no Rio de Janeiro * Diana Aragão dá duas bocas dicas de programação cultural e ambas incluem a grande “Marrom”: Alcione * Notas: Revista Filme Cultura tem todas as suas edições on line e governo do Estado oferece ingressos para o musical “É com esse que eu vou” para instituições.
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Petrópolis e Itaipava estão de pé, Teresópolis e Nova Friburgo também, mas todos precisam de apoio

Alguns amigos, produtores, artistas e moradores do município de Petrópolis dizem que “estão preocupados com o futuro econômico da região, a mídia esta causando mais estragos do que a enchente”, uma vez que os meios de comunicação estão informando que houve uma catástrofe em Petrópolis, eles lembram que mesmo grave, séria e dizimando vidas, foi em uma região isolada o Vale do Cuiabá afastada a 15 Km do centro de Itaipava e ainda o Brejal, na Posse, também distante do Centro e de Itaipava. Nos informam ainda, que o Centro Histórico, a Rua Tereza, as pousadas de Araras, Nogueiras e adjacências, os pólos de moda e móveis do Bingen e mesmo os restaurantes, comércio, horto e demais negócios de Itaipava, estão todos funcionando normalmente. Na opinião destes amigos “quem quiser realmente ajudar a região serra, por favor venham para cá continuem consumindo em nosso comercio, pois se tudo parar, alem perder as casas, os móveis, as pessoas vão perder os empregos, ai a catástrofe será devastadora”.

Nós que conhecemos bem a região de Petrópolis, e Flavio Aniceto, em particular, pois foi consultor do Plano Municipal de Cultura da cidade, sabemos que o município tem uma gama de projetos e produções interessantes e que estas ajudarão a reerguer a região, principalmente pelo fato de que não foram afetadas pelas intempéries do tempo e das chuvas.

Já em Nova Friburgo, temos um quadro mais drástico, mas acreditamos no potencial de reconstrução da sociedade e mesmo das autoridades. Uma das grandes obras culturais da cidade, não foi atingida, ou foi parcialmente que é o Jardim do Nego, grande ateliê a céu aberto na casa do artista que dá nome ao espaço. Entretanto edificações históricas foram abaixo e serão necessários estudos específicos para a sua reconstituição, mesmo que simbólica. Aproveitamos para nos solidarizarmos com nossos parceiros da Comissão Estadual de Gestores Públicos de Cultura/Comcultura que atuam na região e têm a sua sede na cidade, mandando um abraço especial para a querida Maria Amélia Curvelo, presidente da entidade.

Teresópolis também foi bastante devastada. Além do apresentado pela mídia, não temos maiores informações sobre os danos ao patrimônio cultural local, assim como aos ateliês e espaços culturais. Mas uma prova de que a vida social e cultural tenta voltar ao normal na cidade é o convite que recebemos para a inauguração da exposição “Reclames – a propaganda impressa em Teresópolis no início do século XX” que abre nesta terça-feira, 01/01, na Casa da Memória Arthur Dalmasso.

Aqui também mandamos nosso abraço, aos companheiros do Fórum de Cultura da cidade (http://www.forumculturateresopolis.com.br/), que com certeza terão muito trabalho pela frente, assim como os de N. Friburgo, Petrópolis, Sumidouro, Areal, São José do Vale do Rio Preto e Bom Jardim. A luta pela vida e pelo ambiente é também da cultura e dos fazedores de cultura. Nós nos juntamos a estes.
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Políticas públicas:

Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, anuncia os principais nomes que comporão a sua equipe:
O anúncio feito em 14/01, trouxe duas mudanças estruturais. Uma é a bem vinda criação de uma Secretaria da Economia Criativa, que esperamos possa colaborar para que os municípios em seus processos de formulação de políticas culturais – Conselhos, Planos e Fundos, além de Sistema Municipal de Cultura, se apropriem deste conceito e utilizem pesquisas e outros meios para detectar a economia da cultura em seus níveis, colaborando para o planejamento e mesmo a negociação com as autoridades municipais. A segunda alteração é a unificação das atuais Secretaria de Cidadania Cultural e Secretaria da Identidade e Diversidade na nova Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, causou alguma polêmica, tanto entre as pessoas vinculadas aos Pontos de Cultura – base da primeira, quanto àqueles ligados aos movimentos específicos – indígenas, culturas populares, LGBT, etc. – base da segunda. Segundo a ministra “A nova secretaria terá áreas específicas para cuidar de cada tema, mas ganhará em eficiência por meio da integração das políticas voltadas ao cidadão, que antes eram executadas em secretarias diferentes”.
São os seguintes os nomes, os quais depois de empossados, por sua vez, anunciarão os seus diretores, assessores, etc.:
Secretário Executivo: Vitor Ortiz, foi entre outras ações, secretário da Cultura das cidades gaúchas de Viamão (1997/2000), Porto Alegre (2002/2004) e São Leopoldo (2009/2010).
Secretário de Articulação Institucional: Roberto Peixe, designer, arquiteto e gestor cultural, foi secretário de Cultura de Recife de 2001 a 2008. Em 2009, assumiu o cargo de Coordenador Geral de Relações Federativas e Sociedade da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, e passou a coordenar a elaboração e implantação do Sistema Nacional de Cultura (SNC).
Secretária do Audiovisual: Ana Paula Santana, advogada, especialista em relações internacionais e gestão do entretenimento. Entrou na SAV em 2002, passando por varias funções e até ser nomeada era Diretora de Programas e Projetos Audiovisuais, cargo que ocupava até agora.
Secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural: Marta Porto, consultora de entidades e organizações multilaterais como a UNICEF. Foi Diretora de Planejamento e Coordenação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte (1994/96) e Coordenadora Regional do Escritório da UNESCO do Rio de Janeiro (1999/ 2003).
Secretária da Economia Criativa: Cláudia Leitão, doutora em Sociologia pela Université de Paris V, é professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Sociedade da Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde lidera o Grupo de Pesquisa sobre Políticas Públicas e Indústrias Criativas. Foi Secretária da Cultura do Estado do Ceará no período de 2003 a 2006.
Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura: Henilton Menezes, jornalista e produtor. Foi gerente da área de cultura do Banco do Nordeste, sendo responsável pela criação e desenvolvimento do Programa BNB de Cultura, edital de patrocínios culturais e pela instalação da rede de centros culturais daquela estatal.
Secretário de Políticas Culturais: Sérgio Mamberti, ator e dramaturgo, foi secretário de Artes Cênicas; de Música; e de Identidade e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. Em 2008, assumiu a presidência da Fundação Nacional das Artes (Funarte).
Presidente da Fundação Biblioteca Nacional: Galeno Amorim, jornalista e escritor, foi secretário de Cultura de Ribeirão Preto na gestão do então prefeito Antonio Palocci. Participou da criação do Plano Nacional do Livro e Leitura. É diretor do Observatório do Livro e da Leitura e consultor internacional de políticas na área.
Presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa: Emir Sader, formado em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Aposentou-se como professor de sociologia. Passou a ser professor da UERJ, onde trabalha, nos cursos de Políticas Públicas e História.
Presidente da Fundação Cultural Palmares: Eloi Ferreira, ex-ministro da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) em 2010.
Presidente da Fundação Nacional de Artes: Antonio Grassi, ator, diretor e produtor, cursou Ciências Sociais na UFMG. Foi secretário de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, além de presidente da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro e presidente da Funarte.
Presidente do Instituto Brasileiro de Museus: José do Nascimento Jr, foi diretor do Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (DEMU/Iphan). Preside o Ibram desde a criação da autarquia, em janeiro de 2009.
Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional: Luiz Fernando de Almeida, arquiteto. Lecionou na área durante 16 anos. Atuou em projetos de Desenvolvimento Urbano e de Habitação na Companhia Metropolitana de Habitação, na Empresa Municipal de Urbanização e na Câmara Municipal de São Paulo. É presidente do Iphan desde 2006.
Diretor-Presidente da Agência Nacional do Cinema: Manoel Rangel. A Ancine é dirigida em regime de colegiado por uma diretoria composta de um Diretor-Presidente, escolhido pelo Presidente da República, e três Diretores. Rangel dirige a autarquia neste mesmo cargo desde dezembro de 2006, é cineasta, formado pela Universidade de São Paulo (1999). .................................................................................................................................................
Editais:
1: A Secretaria de Estado de Cultura do RJ tem Edital aberto para projetos de produção de eventos, até 18/02, contemplando até R$50.000
Poderão concorrer pessoas físicas e pessoas jurídicas sem fins lucrativos, atuantes na área cultural há pelo menos dois anos, residentes ou sediadas no estado do Rio de Janeiro. Os proponentes poderão inscrever mais de um projeto, no entanto, serão contemplados por, no máximo, dois. Esses eventos deverão ser realizados em maio de 2011.

Os candidatos deverão inscrever suas propostas com orçamentos com valores de R$8.000,00, R$15.000,00, R$30.000,00 e R$50.000,00. Mais informações sobre este e outros editais estaduais em: http://www.sec.rj.gov.br/editais2010.asp
2: O Centro Técnico Audiovisual (CTAv), instituição vinculada do Ministério da Cultura (MinC), reabre as inscrições para o primeiro período de serviços de 2011.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 15/02. A execução dos serviços será entre 14/03 e 13/05. A inscrição é on line – a ficha fica disponível assim que o usuário concorda com o regulamento.
O projeto será avaliado por uma comissão do CTAv/MinC, para a viabilização, ou não, do serviço solicitado pelo realizador. São prioritários os serviços de atendimento aos curtas-metragens, documentários e filmes de baixo orçamento. A inscrição é aberta para pessoas físicas e produtoras independentes.
Estão disponíveis os serviços de mixagem, empréstimo de equipamentos e transfer 35mm, e caso o projeto seja aprovado, o proponente será comunicado e convidado a apresentar o material necessário.
Mais informações em: http://www.ctav.gov.br/2010/12/21/ctav-reabre-inscricoes-para-servicos/ ..................................................................................................................................................
Opinião:

Cantando junto para não desafinar

Roberta Martins

A associação de artistas não é exatamente uma novidade, em todos os ramos da arte são conhecidas experiências de agregação de fazedores culturais. Partilhando experiências estéticas, juntando pessoas para produzir arte, compartilhando questionamentos, enfim, seguindo a filosofia do velho ditado que diz que a união faz a força. Dessas muitas práticas agregadoras, daqueles que fazem arte e promovem cultura, duas experiências me chamaram a atenção aqui no Rio de Janeiro. A Casa do Artista Independente – Casarti e a Cooperativa de Músicos Independente – Comusi. Ambas, experiências que agregam artistas independentes da cena musical carioca.

Por muitos cantos do país, artistas independentes se associam, mas o que exatamente isso? Em minha opinião, Independente é aquele artista que não tem uma gravadora, empresário, ou uma grana, uma estrutura que dê suporte e/ou controle sua produção, ‘orientando’ como ele deve ser, o que tem que fazer, seu estilo, sua linha de produção ou até mesmo vestir e falar.

Esse fato reflete uma independência da produção artística, mas também a dura realidade da batalha diária e muitas vezes solitária de sobreviver da sua arte. E, se por um lado essa realidade não é uma opção, por outro é uma realidade do meio musical em que muitos artistas que já pertenceram aos quadros de grandes gravadoras são independentes. Não por decadência de sua carreira, como alguns podem pensar, mas por opção ou para poderem trabalhar com liberdade. Por outro lado, as gravadoras estão falindo e enfrentando a realidade do acesso virtual da produção musical, e sem dinheiro para ter um casting enorme de artistas, mantêm os que vendam mais.

Muitos artistas independentes sofrem por não terem tempo e espaço na cena musical e parecem que sempre estão recomeçando, mesmo tendo anos de carreira, CDs lançados, músicas em sites, MySpace etc. e por mais que seja uma vitrine, a deriva da ‘sorte’ de acontecer na rede mundial de computadores.

Voltando a vaca fria, esse fato não significa menos qualidade da produção, significa sim, que cada vez mais, para muitos, essa é a realidade e não uma opção. Se esse artista independente pode pagar um produtor que trabalhe com/para ele, se tiver alguma grana, mas se não tiver o independente precisa fazer um pouco de tudo, e essa condição pode acabar sendo muito solitária. Alternativa pode ser a de trabalhar em parceria com algum produtor ou outros artistas, essa me parece ser a perspectiva política daqueles que se organizam em grupos de artistas independentes. Acreditar que aquele que não se associa pode acabar perdido, lutando solitariamente para alcançar seus objetivos.

Mas, acredito que há algo mais que buscar alternativas de produção, por mais objetivas no sentido da sobrevivência pela arte nesses casos. À medida que a produção de eventos ligados a esses coletivos pode contribuir para a divulgação dos artistas, além da consolidação de espaço de música controlado por artistas, significados estéticos também compõem essa prática, o de músicos e bandas que se agregam para produzir arte e contribuir para superar a rotina massacrante, em especial dos que ganham a vida na noite e que não conseguem espaço na árdua rotina para a troca artística com os seus pares. Ao optar pela organização, os artistas que se agrupam em torno de experiências como Casarti e a Comusi estão cantando juntos para não desafinar.

Para conhecer:

Casa do Artista Independente - CASARTI
Rua Ponta Porã, nº 15 / sobrado / Vista Alegre
Contatos:
Site: http://casarti.com.br/index_arquivos/Page484.htm
Tel.: (21) 2473-3161
e-mail: centroculturalcasarti@yahoo.com.br

Feira Musical Comusi
Todas as segundas-feiras, no Espaço Cultural Conexão Vila. Com uma atração a cada semana e sempre com “canjas” dos músicos que passam por lá. O som rola noite e toca de tudo, Rock, Bossa Nova, samba, sertanejo e etc., é só chegar. O microfone é aberto ao músico que quiser se apresentar.

Local: Rua Souza Franco, 364 - Vila Isabel
Todas as Segundas às 21h.
Contatos:
Elieth -78278354
Léo Borges - 7704-3676

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Dicas da Diana Aragão:
1: Alcione inaugura Espaço Cultural Asa Branca

Depois de algum tempo na estrada para divulgação do CD/DVD "Acesa - Ao vivo, em São Luís do Maranhão" , o novo trabalho fonográfico da Marrom chegou, finalmente, às lojas. Para comemorar, a cantora resolveu fazer uma rápida temporada no Espaço Cultural Asa Branca contando agora com a direção artística de Solange Nazareth (irmã e empresária da cantora).

Solange Nazareth, diretora da Nazareth Eventos, será a responsável pela nova programação e já está fazendo um projeto de remodelação da casa. "Vivemos grandes momentos no Asa Branca e acho que a casa merece voltar a figurar entre as boas opções das noites do Rio. Não apenas por seu passado. Está bem localizada, tem capacidade para shows com grandes artistas e também experimentações. Além disso, o Espaço Cultural Asa Branca está sendo modernizado e o público irá desfrutar de uma casa muito mais confortável e dentro dos padrões adequados" diz, com propriedade, Solange, formada em Arquitetura.

A temporada de Alcione será realizada nos dias 02, 03, 04 (quarta, quinta e sexta) e 10 e 11 (quinta e sexta) de fevereiro, às 22 horas. Mas o Asa Branca abrirá suas portas a partir das 18 horas, com um happy hour. Vale adiantar que o Espaço Cultural Asa Branca abrigará programações especiais abrindo espaços não apenas para os shows de MPB e samba de raiz, mas também para gêneros musicais como o soul e a música Black; dança de salão, gafieira, e até para o humor. E, apesar das muitas novidades, a Nazareth Eventos não poderia deixar de notificar que, às portas do período momesco, os bailes de carnaval jamais seriam esquecidos. A programação, de 04 a 08 de março, abrirá com o 'Baile da Paz', continuará com os bailes "Black", "da Folia Sertaneja", "Dancing Carnival" fechando com um tradicional "Baile de Máscaras".

2: Som de Verão volta ao palco do Teatro SESC Ginástico em fevereiro

Com uma parceria entre o SESC Rio e a Verastar Criações Artísticas e Culturais, volta ao palco do teatro Sesc Ginástico, às 19h, a terceira edição do Som de Verão, desta vez com a inédita série temática intitulada "Samba e Verão nas Rimas da Paixão". Os espetáculos, que serão apresentados durante todas as terças-feiras do mês de fevereiro, terão repertórios baseados nos temas contidos em seu título: apenas sambas e canções específicas que versem sobre a paixão - em todas as suas formas - e o verão.
A estreia será com Alcione, dia 01/2, mas o público ainda verá as apresentações da Velha Guarda da Mangueira, com participação de Ivo Meirelles, dia 08; de Luiz Ayrão, em 15/2, e, finalmente, fechando o projeto, dia 22 de fevereiro, o show do cantor Emílio Santiago.

Projeto Som de Verão – Série “Samba e verão, nas rimas da paixão”
Teatro SESC Ginástico - Avenida Graça Aranha, 187 - Fone - 2279.4027 - Bilheterias abertas a partir das 13 h - Capacidade da casa - 513 lugares
Classificação etária - 14 anos (menores, acompanhados por responsáveis legais).

AGENDA:
01/02 - Alcione e Banda
08/02 - Velha Guarda da Mangueira com part. especial de Ivo Meirelles
15/02 - Luiz Ayrão e Banda
22/02 - Emílio Santiago e Banda
Ingressos a R$ 20,00 / 10,00(estudantes...), 5,00 (80 primeiros comerciários).
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Notas e Agenda:
1: Já que falamos lá em cima de cinema e CTAV, temos mais uma para os amantes da sétima arte e todos que trabalham na área: todas as edições da revista Filme Cultura, que eram sempre recheadas de artigos, idéias e informações legais, estão disponíveis na página do CTAv, acessem em: http://www.filmecultura.org.br/?page_id=13#
2: A Secretaria de Estado de Cultura, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, está disponibilizando ingressos para a peça É com esse que eu vou, no Teatro João Caetano, como parte do programa formação de platéia, são 50 convites por sessão para serem distribuídos para escolas, ONGs, instituições sociais....
As apresentações ocorrem nos seguintes dias Quinta (12h30) , Sexta (19h), Sábado (2oh30) e Domingo (18h) e vão até o dia 27/02/2011.
Horário das Apresentações:
Para isso,os organizadores precisam receber, com antecedência de 4 dias, uma solicitação dos ingressos através de uma carta ou email oficial da instituição, onde deve constar a listagem com os nomes e sobrenomes dos convidados, dia e hora do espetáculo, o nome e dados da instituição e do responsável que irá retirar os ingressos no Teatro, telefones e emails de contato direto do responsável.
Pedem também que os responsáveis entrem em contato conosco para confirmar a reserva e a quantidade de ingressos disponíveis para o dia desejado. Os organizadores lembram que só podem reservar os ingressos depois de receberem a lista completa e confirmada dos convidados.
Contato: Nicolau Costta nico22@gmail.com
Superintendência da Leitura e do Conhecimento
Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro
21 2332 9260 / 2333 1412

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