domingo, 28 de março de 2010

Jorge Coutinho encabeça a chapa 1 para o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos - SATED/RJ confira composição e programa

Nos dias 04, 05 e 06 de maio, voltaremos às urnas para eleger os companheiros que estarão à frente dos destinos do sindicato por mais três anos. É por intermédio do voto que fortalecemos a entidade, o que nos permite em nome de milhares de trabalhadores, reivindicar e negociar nossos direitos de cabeça erguida junto aos patrões. A Chapa UNIÃO E DETERMINAÇÃO é a expressão da tradição de lutas ao longo de tantos anos. Os nomes que compõe a nova diretoria do SATED/RJ têm demonstrado dedicação, compromisso e experiência para exercer seus cargos. O programa de ação da Chapa UNIÃO E DETERMINAÇÃO e o balanço das realizações mostram o quanto avançamos e o muito que ainda podemos ampliar de novas conquistas.

COMPANHEIRO ASSOCIADO, PARTICIPE DAS ELEIÇÕES!

CHAPA 1 UNIÃO E DETERMINAÇÃO
Presidente
JORGE COUTINHO, atual presidente do sindicato.

Diretoria
* ANTONIO POMPEO * BIRA VASCONCELLOS * COSME DOS SANTOS * DÁRIO DE CASTRO
* DELCIO MARINHO * ELIZANGELA * ÉVERTON MESQUITA * FLÁVIO ANICETO * HUGO GROSS
* JOSÉ SISNEIROS * KATE LYRA * LÉA GARCIA * LÚ GODIN * MÁRIO MARCELO
* MILTON GONÇALVES * PAULO MARCOS * RUDDY PINHO * THIAGO CAMPELLO

Conselho Fiscal
CLÁUDIO PIOVESAN * EDYR DUQUI * FÁBIO MATEUS * RUTH DE SOUZA * SACI


Chapa 1 “ UNIÃO E DETERMINAÇÃO”

PLATAFORMA ELEITORAL

1. DEFESA EFETIVA DOS INTERESSES DA CLASSE, VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO DE ARTISTA E TÉCNICO, QUALIFICAÇÃO E REQUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, DEFESA DA LEI 6533 E DA UNICIDADE SINDICAL.


1. Lutar pela valorização e qualificação profissional, desenvolvendo ações cotidianas em defesa da Lei 6533/78, da ampliação das conquistas da classe e ações que possibilitem a qualificação e requalificação profissional para a reinserção no mercado de trabalho;(geral)



2. Atuação cotidiana em defesa da manutenção da unicidade sindical (geral)



3. Realização a cada mês de abril do FÓRUM DA ÁREA TÉCNICA DOS ESPETÁCULOS DE DIVERSÕES (composto de workshops, palestras, oficinas, seminários e exposição de equipamentos de última geral). Dentro deste mesmo fórum a realização de oficinas de atualização para que os profissionais do mercado possam ter contato e sejam treinados para operar os equipamentos oferecidos pelo mercado. (técnicos)



4. Fiscalização das empresas fornecedoras de serviços na área técnica com dois objetivos: verificar a situação regular dos profissionais no mercado e eliminar as empresas piratas que estão aviltando o mercado de trabalho. (técnicos)



5. Atuar de forma efetiva em defesa dos profissionais de carnaval, cujas funções estão inclusas na Lei 6533 (eletricista, aderecista, cenógrafo, figurinista, operador de som, operador de luz, costureira, maquiador, etc.) trazendo para dentro do Sindicato de defendendo os seus interesses profissionais. (técnicos)



6. Realizar esforços para que seja firmado Acordo Coletivo entre o SATED?RJ e as empresas dos diversos setores da área técnica, com vistas ao estabelecimento de piso salarial da categoria dos técnicos com validade legal. (técnicos)



2. MODERNIZAÇÃO DA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DO SINDICATO PARA OFERECERIMENTO DE MELHORES SERVIÇOS E UMA MAIOR APROXIMAÇÃO COM OS ASSOCIADOS E COM A CLASSE DE UM MODO GERAL.



1. Ampliar o nível de assistência médica, social e jurídica ao corpo de associados, inclusive buscabdo parcerias e firmando convênios. (geral)



2. Implementação efetiva do centro de criação audiovisual do SATED/RJ para a realização de contéudos que reflitam a nossa aldeia; (geral)



3. Ampliar a influência do SATED junto aos novos profissionais colocados anualmente no mercado através das universidades. Aqui destacamos especialmente os produtores culturais, que na regulamentação de nossa profissão estariam relacionados ou próximos aos diretores de produção. Atualmente no Rio de Janeiro, diversas universidades e faculdades formam profissionais nesta área, os quais não tem a menor informação em seus cursos sobre a profissão, DRT, sindicalização junto ao SATED, etc. (artistas e técnicos)



4. Criação de espaço nas dependencias da Sede Administrativa do Sindicato de espaço para a realização de ciclos de leitura, pequenos festivais de esquetes e afirmação do mesmo como espaço de estudo de textos e experimentações cênicas. (artistas)



5. Realização de encontros periódicos com a classe (associados ou não) buscando maior aproximação com a classe. (nestas reuniões daríamos ciencia do que faz o sindicado pela classe e poderemos ouvir as demandas mais urgentes). (geral)



6. Retorno do “Prêmio SATED/RJ” , “Baile dos Artistas!” e do “Bailes das atrizes” assim como a idealização de outros epaços de confraternização tão necessários para a união da classe. (geral)



7. Criação do Portal de Intenet do SATED/RJ com conteúdo de prestação de serviços, além dos conteúdos já postados no site www.satedrj.org.br. (geral)



8. Produção de videosbooks para os associados em dia e realização de curtas metragens com depoimentos de personalidades do mundo das artes cênica, para veiculação no Portal de Internet do Sindicato utilizando os equipamentos e estrutura do PONTO DE CULTURA existente no SATED/RJ em parceria com a Fundação Palmares e com o Centro Cultural Dercy Gonçalves. (artistas)



9. Realização de seminários com a participação de profissionais de diferentes categoriasd e funções para participação na eleboração de um planejamento estratégico do SATED, apontando os rumos do SATED/RJ para a próxima década. Identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças ao sindicato e as categorias por ele representadas frente as novas questões contemporâneas: arte e tecnologia, direitos autorais e propriedade intelectual frente estas novas ferramentas de criação e difusão, regulamentação e desregulamentação das profissões artísticas, etc. (geral)



10. Criação de um balcão virtual de emprego via portal do SATED/RJ. (artistas e técnicos)



11. Criação de Oficinas permanentes de reciclagem profissionais para os mais variados segmentos da classe. (artistas e técnicos)



12. Criação do espaço no portal do SATED/RJ – FALE CONOSCO. (geral)



13. Revitalização das Delegacias Sindicais na Baixada e Interior do Estado, criando respresentções em cada municipo, onde haja atividade cênica, e não mais por região. geral)



14. Criação de Comissões Sindicais para atuação dentro das empresas produtoras de teledramaturgia com vistas a uma maior conscientização da classe, assim como uma aproximação maior do SATED/RJ com seus associados. (artistas)



15. Realização e participação em encontros, seminários e palestras para discutir os rumos do sindicalismo específico para trabalhadores da Cultura (SATED e outros sindicatos correlatos e próximos), objetivando oxigenar o sindicato e ao mesmo tempo, torná-lo referência como entidade representativa de artistas, técnicos e demais trabalhadores da área cultural. (geral)



3. LUTA EM DEFESA DOS ESPAÇOS JÁ CONQUISTADOS E IMPEMENTAÇÃO DE AÇÕES QUE VISEM A CRIAÇÃO DE NOVAS OPORTUNIDADES E DEFENDER OS INTERESSES DA CLASSE.



1. Participação com outros sindicatos, e outras entidades da sociedade civil, em defesa da redução de impostos (IPTU, ISS, etc) de modo que possam contribuir para o incremento das atividades artísticas; (geral)



2. A partir das reivindicações dos Figurantes através de assembléias gerais implementar ações no sentido de se buscar uma melhoria nas condições de trabalho e de salário para os profissionais da função. (figurantes)



3. Empreender esforços para que através de Acordos Coletivos possamos estabelecer o “cachê teste” para os profissionais das diferentes categorias artísticas. (artistas)



4. Apoiar a campanha internacional em defesa das medidas únicas que definam a massa corporal dos manequins, em função do grande número de morte de profissionais vítimas de bulimia e anorexia; (modelos / manequins)



5. Lutar pela obrigatoriedade da dublagem de todas as produções estrangeiras (quaisquer gêneros) para todos os meios de comunicação: homevídeo, cinemas, TVs abertas e Tvs por assinatura. (dubladores)



6. Lutar pela obrigatoriedade de dublagem somente em território nacional de todas as produções (de quaisquer gêneros e origem), que venham a ser exibidas em território nacional (dubladores)



7. Lutar pela reimplantação do rádio-teatro, objetivando a abertura de mais um espaço de trabalhho para o ator dublador. (dubladores)



8. Lutar pela equiparação das regras de trabalho e remuneração entre Rio e S.Paulo, com o objetivo de implementar o mercado do Rio de Janeiro. (dubladores)



4. PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E SOCIAL EFETIVA DO SINDICATO NAS QUESTÕES E LUTAS GERAIS DA SOCIEDADE. (gerais)



1. Participação política e social efetiva do Sindicato nas questões e lutas gerais da sociedade, assim como nos espaços de decisão e formulação de políticas públicas de interesse dos artistas e técnicos (debates, seminários, fóruns, conselhos municipais, estadual e federal de Cultura, e outros, quer sejam propostos pelo poder público ou pela própria sociedade civil);



2. Insaerção permanentes nas lutas da sociedade civil em defesa da igualdade de oportunidades para todos os brasileiros a nível político, sindical e social;



3. Contribuir a através de convenio e acordos na implementação de projetos na área social que visem contribuir para a inclusão social de jovens e adulto, sócios ou não.



4. Contribuir, em parceria com outras entidade da sociedade civil, em defesa da obrigatoriedade da programação regional e nacional, assim como regulamentação da Internet e TV Digital



5. Lutar em defesa de leis de incentivo mais justas e democráticas no seu alcance e distribuição.



5. LUTAR POR POLÍTICAS PÚBLICAS QUE CONTRIBUAM PARA A DEFESAS DOS INTERESSES DA CLASSE E DA AMPLIAÇÃO DE ESPAÇOS E POSTOS DE TRABALHO PARA OS PROFISSIONAIS DA INDUSTRIA DO ENTRETENIMNETO



1. Atuar de forma efetiva em defesa da reabertura do Teatro Dulcina, reforçando o pedido já formalizado pelo SATED/RJ junto a Funarte / Ministério da Cultura para administração e ocupação plural (pelo CONSITRAC –Coletivo Sindical das Entidade da Cultura) deste importante espaço teatral da cidade do Rio de Janeiro, fechado há mais de 10 anos. (geral)



2. Maior participação do SATED/RJ, em parceria com o COSINTRAC, nos eventos, shows e apresentações artísticas e culturais implementadas pelos poderes públicos no Estado; (geral)



3. Fazer gestões junto ao Governo Federal no sentido de conquistamros uma efetiva participação, em parceria com o COSINTRAC, na implementação das ações culturais desenvolvidas nas áreas beneficiadas pelo PAC – RIO DE JANEIRO. (geral)



4. Lutar pela reconquista do espaço da praça Onze como espaço prioritário do Circo, buscando fazer cumprir o previsto na Lei orgânica do Município. (circo)



5. Atuar junto ao Ministério da Cultura no sentido da reativação efetiva da Escola Nacional de Circo, que está abandonada e com o futuro incerto, pois o local de sua permanência está indefinido (circo)



6. Cobrar da Funarte a volta dos cursos de reciclagem na Escola Nacional de Circo para os artistas já profissionais se aperfeiçoarem em suas técnicas (com direito ao almoço); (circo)



7. Lutar pelo direito ao passe livre para os alunos da Escola Nacional de Circo ( a Escola de Circo tinha esse direito e o perdeu com o lançamento do Rio Card. (circo)

























--

Nenhum comentário: