terça-feira, 1 de março de 2011

Boletim CPC - Ano V – nº. 82 – 01/03/2011

Nesta edição: Políticas culturais: Titulares das comissões de Educação e Cultura na Câmara e na Assembléia do Rio * CONLESTE empossa a sua câmara de Cultura * PT/RJ e movimentos discutem relações entre Cultura e Comunicação * Congresso Brasileiro de Teatro acontecerá no final de março em Osasco/SP * Políticas para a juventude: foi dada a largada para a 2º Conferência Nacional de Juventude * Hip-hop é discutido na Câmara dos Deputados * Curso de extensão Periferias em Cena * Ensino na área de produção cultural: IFRJ * Opinião: Roberta Martins escreve sobre o carnaval carioca * Editais: Itaú Cultural e Escola de Cinema de Cuba * Notas carnavalescas: Baile do Sintcon * Carnaval do Teatro de Rua * Guia de blocos da Agenda do Samba e Choro * Bloco homenageia Zé Kétti e Bucy Moreira no Conjunto dos Músicos ..................................................................................................................................................

Políticas culturais:

1: Comissões de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados e da ALERJ:
É animadora a indicação pela bancada do PT da Deputada Fátima Bezerra PT/RN para a Presidência da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. A deputada é “nossa” no melhor sentido da palavra, tendo sido a relatora do Plano Nacional de Cultura e agora terá esta importante missão, principalmente em um momento que o Ministério da Cultura precisará mais do que nunca de uma grande interlocução com a sociedade e o Congresso.

Já no Estado do Rio de Janeiro, na Assembléia Legislativa, a comissão similar será presidida pelo também petista e estreante deputado estadual Robson Leite (ligado aos movimentos de pré-vestibular comunitário, entre outros assuntos), a quem desejamos uma boa gestão a frente da mesma, uma vez que são muitas as tarefas, tendo como base a política cultural em curso na Secretária de Estado da Cultura, Adriana Rattes.

2: Câmara Temática de Cultura do CONLESTE

O CONLESTE é um consorcio que reúne as cidades do chamado Leste Fluminense, como São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá e Rio Bonito, principalmente no tocante as questões relativas ao complexo petroquímico que esta se instalado na região, o COMPERJ PETROBRAS. A cultura, como defendemos diuturnamente é estratégica para o desenvolvimento social, humano e econômico, e neste sentido saudamos a iniciativa de formalização da Câmara Temática da Cultura CONLESTE.

Na última sexta-feira, 25/02, na Prefeitura Municipal de Tanguá, tomou posse a diretoria do mesmo, tendo os seguintes membros em sua composição, representando o poder público: Prefeitura Municipal de Tanguá / Secretário Municipal de Cultura e Turismo - Claudio Márcio de Souza; Prefeitura Municipal de São Gonçalo / Secretário Municipal de Turismo e Cultura - Carlos Ney Ribeiro; Prefeitura Municipal de Itaboraí / Presidente da Fundação Cultural - Sergio Espírito Santo e pela sociedade civil, Comcultura RJ- a nossa companheira Cleise Campos.

3: PT e movimentos discutem Cultura e Comunicação:

A militância da cultura e o novo marco regulatório das comunicações

Por Roberto Gonçalves de Lima.
O Setorial de Cultura do PT do Rio de Janeiro, no dia 23 de fevereiro, promoveu seminário sobre Comunicação e Cultura e convidou militantes dos movimentos pela democratização das comunicações para debater com os ativistas de diversos setores culturais a respeito das perspectivas para o novo marco regulatório para as comunicações no Brasil. Ver o texto integral em: http://culturaptrj.blogspot.com/2011/02/militancia-da-cultura-e-o-novomarco.html?spref=fb
4: O Congresso Brasileiro de Teatro será nos dias 26 e 27 de março em Osasco-SP.
Este importante espaço de discussão para a área de artes cênicas, será realizado com o apoio da Secretaria de Cultura de Osasco (garantindo alimentação e estadia em alojamentos, em um esquema alternativo como no Fórum Social Mundial, quando era em Porto Alegre) . O deslocamento entre as localidades de origem e São Paulo ficarão por conta das representações dos estados (serão 06 participantes por estado, que terão direito às condições mínimas que Osasco está oferecendo), e segundo os organizadores se alguém mais desejar participar, o que é permitido, deverá fazê-lo por conta própria.
Os temas e a forma de escolha de delegados para votação, se houver necessidade, serão discutidos abertamente durante o Congresso, mas em princípio existe a intenção de debater como prioridade para o setor, sem coibir outros possíveis temas, o Programa Nacional de Fomento ao Teatro, o Prêmio Teatro Brasileiro, o Plano Setorial de Teatro do Plano Nacional de Cultura (anexo e por favor leiam e estudem) e uma outra pauta sugerida pela Rede Brasileira de Teatro de Grupo que é a luta contra a privatização dos espaços públicos que vem, entre outros problemas, impedindo as apresentações na rua. Assunto muito em voga na cidade do Rio de Janeiro, inclusive.
Mais informações/anexos e outros, entrem em contato com a Cooperativa Paulista de Teatro - (11) 2117-4711 - central@cooperativadeteatro.com.br
.................................................................................................................................................

5: Para a Juventude

5.1: Portaria constitui comissão organizadora da 2ª Conferência de Juventude
O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), comemorou na última quarta-feira, 23/02, a publicação no Diário Oficial da Portaria nº 27 da Secretaria Geral da Presidência da República constitui a comissão organizadora da 2ª Conferência Nacional de Juventude, que segundo os organizadores deve ser mais ampla e representativa que a 1º (em 2008).
São atribuições da comissão: deliberar, organizar, implementar e desenvolver todas as atividades da Conferência. Entre as tarefas estão aprovar o texto-base para os debates e definir a metodologia e sistematização que deve orientar todo o processo, além de cuidar de toda a sistematização das propostas, organizar a infra-estrutura do encontro e produzir todos os relatórios de avaliação e balanço. A mesma será presidida pela Secretaria Nacional de Juventude e terá 33 membros, sendo 18 representantes do Poder Público e 15 representantes da sociedade civil. Mais informações em:
http://www.juventude.gov.br/2011/02/23/portaria-constitui-comissao-organizadora-da-2%C2%AA-conferencia-de-juventude/

5.2: Hip-hop em debate oficial:

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 3/11, do deputado Maurício Rands – PT/PE, que declara o movimento hip hop manifestação de cultura popular de alcance nacional. O parlamentar argumenta que esse reconhecimento dará às iniciativas de artistas e de entidades ligadas ao movimento o direito de receberem do Poder Público o mesmo apoio que outros grupos sociais podem receber. Mais informações e o projeto em:
http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=490886

5.3: Periferias em Cena:

Estão abertas as até o próximo dia 14, as inscrições do “Periferias em Cena”, um curso de formação para agentes culturais populares, realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ, antigo CEFET Química, de quem temos outra nota abaixo). São oferecidas 30 vagas e aqueles que concluírem a formação receberão certificado de extensão do IFRJ.

O Periferias em Cena, já em sua quarta edição, é voltado para a preparação de jovens e adultos de favelas e periferias com o intuito de formá-los para atuar como artistas e produtores culturais dos campos da música, dança, audiovisual, artes plásticas, artesanato, teatro e animação cultural. Os alunos aprendem desde o planejamento até a captação de recursos e a realização de ações nos diversos campos da cultura. Entre os ex-alunos do curso, há artistas como o MC Fiell, da Rádio Santa Marta, e Mano Teko, da Apafunk. Inscrições próprio instituto: rua Senador Furtado, 121, sala 219 (Coordenação de Extensão), - próximo ao Maracanã e ao CEFET das 9h às 18h e ainda em: http://www.ifrj.edu.br/
.......................................................................................................................................
5.4: Curso de Graduação de Tecnologia em Produção Cultural do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ

Durante muito tempo a formação no campo da Produção Cultural no Brasil, foi baseada na clássica situação do formar – fazendo. Com um mercado cada vez mais exigente, se profissionalizando e abrindo novas perspectivas, a formação do profissional da Produção Cultural passou então a ser mais do que natural, tornou-se necessária.

No Brasil de hoje, em termos de instituições públicas, apenas as Universidade Federal da Bahia – UFBA e a Universidade Federal Fluminense - UFF, oferecem cursos de graduação em Comunicação Social com habilitação em Produção Cultural.

No caso do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro a política é diferente. Desde o começo do Curso os alunos de Graduação de Tecnologia têm sua formação definida como Produtores Culturais. O curso está concorrendo no 2º Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro na categoria de Patrimônio Imaterial (o mesmo foi tema de nosso boletim anterior). Mais informações sobre o curso em: http://www.ifrj.edu.br/prodcult.php
...................................................................................................................................................
Editais:

1: Itaú Cultural

O programa Rumos Itaú Cultural está divulgando os seus editais de Artes Visuais, Educação, Cultura e Arte e Jornalismo Cultural. A seleção dos projetos será feita por comissões autônomas formadas por especialistas nas áreas contempladas e os resultados serão anunciados no segundo semestre de 2011.

Os contemplados com o Rumos Educação, Cultura e Arte terão suas produções difundidas em publicações impressas e/ou virtuais editadas pelo Itaú Cultural, e eles também receberão um kit com publicações e produtos audiovisuais produzidos pelo instituto.

Já os selecionados na carteira Estudante do Rumos Jornalismo Cultural serão credenciados para participar do II Seminário Internacional de Crítica Literária, entre outras premiações. Mais informações: http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2691
2: Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba abre inscrições para seleção de estudantes brasileiros
A Coordenação dos Exames de seleção para a EICTV no Brasil comunica que estão abertas até o próximo dia 11 as inscrições para o Processo Seletivo 2011 / 2014 para a Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba. As provas serão aplicadas nos dias 18 e 19 de março, em cinco cidades: Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Florianópolis (SC), Goiânia (GO) e Belém (PA).
Serão oferecidas sete especializações – Direção, Produção, Roteiro, Fotografia, Som, Documentário e Edição. Cada candidato deverá optar por uma destas especializações.
Do Brasil, serão selecionados de quatro a seis candidatos que irão fazer parte de um grupo de 40 estudantes de todo o mundo, principalmente da América Latina. O curso tem duração de 03 anos. O início está previsto para setembro de 2011 e término em julho de 2014.
As fichas de inscrição estão disponíveis na internet através dos sites da Associação Curta Minas / ABD-MG (www.curtaminas.com.br ), da Página 21 / PE (www.pagina21.com.br ), da AGEPEL / GO (www.agepel.go.gov.br ), do Instituto Selvino Caramori / SC (www.instselvinocaramori.org.br) e do blog www.eictvpara.blogspot.com. Após o preenchimento, a ficha de inscrição deve ser enviada por e-mail para eictvbrasil@gmail.com. .................................................................................................................................................
Opinião:
Pulando por aí...nesses quatro dias de folia, até quarta-feira

Roberta Martins

Tenho vários amigos que têm declarado que esse carnaval não vai ser igual àquele que passou, a opção vai ser ficar bem longe da folia. Muita gente no Rio, muito calor, muito brigão, muito mijão...algumas dessas pessoas queridas até ressuscitaram a máxima de que o Carnaval, outrora expressão cultural popular está tomada por poderosos capitalistas.
Mas, eu confesso, não posso evitar: Eu adoro Carnaval! Escolas de Samba, cordões, troças, blocos e tudo o que vem junto. Aquela gente toda cantando junto, arrastando sandálias, chinelos, sapatos e tamancos. A multidão de pessoas que sai pulando por aí e quase na mesma vibração (vibe não combina, né!) se espreme nas ruas que são cada vez menores para a quantidade e animação de tantos foliões.

Gosto até daquele sol imeeeeeeeeenso que segue a gente onde quer que se vá, e que me faz pensar que - Ala la ô ô ô ô, mais que calor ô ô ô ô ô ô! – é uma das mais completas traduções do Rio 40º . E as fantasias...cada vez me surpreendem mais. Ao lado de baianas, havaianas, palhaços, bate-bolas e outros mais, juro que vi gente fantasiada até de caixa de remédio tarja - preta, recomendando: - Lexotan e Rivotril pra geral! Com certeza, pra botar pra dormir a chatice de quem ainda não tenha entrado no espírito folião. E dá-lhe novidade! Com certeza nesse ano muitas Dilmas e Ronaldinhos Gaúchos ( ou já posso chamar de carioca?) .

Todo mundo na maior festa de mais um carnaval, declarando que a alegria atravessou o mar... ou mesmo tentando esquecer o que aflige a alma ou o coração, utilizando pra isso de quantidades industriais de cerveja para afogar mágoas e tristezas que afinal, vão se afogar e as águas vão rolar... garrafa cheia...bem, sabemos o destino. Ainda mais no ritmo aceleradíssimo de dias temperados pelas figuraças que sempre aparecem no tríduo momesco: o indefectível tocador de tamborim, que não tem jeito, vai telecotecar no seu ouvido. O jeitoso totalmente avermelhado, não sei se pela exposição ao sol ou o calor que vem de dentro e lhe queima por dentro as faces, e dos meus preferidos: aquele bebum engraçadíssimo que não consegue seguir em linha reta, nem mirando o isopor de seus mais tenros sonhos. Eu sou um desses tipos, não tem muito jeito e com algum samba, muito suor e bastante cerveja vou pulando por aí...nesses quatro dias de folia, até quarta-feira.
................................................................................................................................................
Notas carnavalescas:
1 : Nesta sexta de carnaval, 04/03, temos o baile de carnaval do Sintcon, com Nina Rosa e a Orquestra Vermelha, grátis, no Cine Virtual:

2: O Guia de Blocos de Carnaval da Agenda do Samba e Choro está no ar. Acessem em: : http://www.samba-choro.com.br/carnaval/2011/

3: A Rede Brasileira de Teatro de Rua fará a I Mostra Carnavalesca de Teatro de Rua, que acontecerá no domingo de carnaval, 06/03, às 17h, na Rua Joaquim Silva, Lapa, composta de performances ao longo da rua e reunirá grupos diversos de teatro, dança, poesia, música, estátuas vivas e muitos outros.
4: Bucy Moreira e Zé Kétti serão homenageados no Conjunto dos Músicos, através do Bloco Carnavalesco Atrás da Máscara Negra – Os Foliões do Engenho, que sairá nos dias 05 e 08 de março, concentrando-se Às 15h no Bar do Macarrão (Estrada Ademar Bebiano, 4341) – Quadra 1º de Maio. O evento é uma promoção do Movimento Culturas Já Engenho da Rainha, tendo a frente entre outros Geísa Flores, filha de Zé Kétti e Gracy Mary Moreira, filha de Bucy Moreira, com a participação de seus familiares e muitos amigos.
..................................................................................................................................................
Licença de Uso: O conteúdo deste boletim eletrônico e de nosso blog , produzido pelo CPC Aracy de Almeida , pode ser reproduzido, desde que citada a fonte

Nenhum comentário: