domingo, 13 de março de 2011

Notícias do CPC - 14/03/2011

Nesta edição: Fundação Perseu Abramo lança livro sobre cultura no governo Lula * Reunião da Dança no Rio de Janeiro * Direitos Autorais em debate * Edital para o projeto Bibliomúsica 2011 – até 15/04 * Notas e agenda: II Encontro com Poetas Populares e Roda de Cantoria * Subúrbio em debate * Assembléias do Sindicato dos Artistas e Técnicos * Lima Barreto tem busto inaugurado na Lapa. ..................................................................................................................................................

Políticas culturais:

1: Fundação Perseu Abramo lança livro sobre as políticas culturais no governo Lula:

Atual secretário de cultura da Bahia e um dos principais especialistas da área de políticas culturais, sendo um dos organizadores do ENECULT (ver em http://enecult.wordpress.com/ ), Albino Rubim é o autor de Políticas Culturais e o Governo Lula, As
Brasil em Debate - Volume 05 ( R$10,00, mas despesas de frete, no site da Fundação http://www.efpa.com.br/ ).

Segundo a editora: “O livro que Albino Rubim nos apresenta sobre as conquistas do campo cultural nos oito anos de governo Lula, mediante as tristes tradições que encontramos na gestão cultural desde há muito tempo, traz nas entrelinhas um acúmulo vivenciado por ilustres e anônimos da produção de Cultura e gestão pública petista. E diz, ainda, como a colaboração de muitos partidos, movimentos, cidadãs e cidadãos brasileiros moldaram ideias e conceitos garantindo uma experiência rica em participação popular para um novo modelo de gestão cultural em construção.”

2: Reunião da área de Dança:

Os profissionais da área de Dança estão fazendo a sua Reunião Setorial, no próxima sábado, 19 de Março, as 10:30h , no Teatro Cacilda Becker (Rua do Catete). Repassem para as suas listas. Flavio Aniceto, coordenador do CPC irá compor uma das mesas falando sobre Plano Nacional de Cultura.


3: Fundação Cultural Palmares do Ministério da Cultura tem novo presidente:
O carioca Elói Ferreira de Araújo, ex-titular da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – Seppir, foi nomeado no último dia 02/03/2011), confirmando as expectativas em torno do nome. Elói substitui Zulu Araújo, que deixa a Palmares após oito anos – quatro dos quais como presidente da Fundação.
O novo presidente da Palmares é zootecnista por formação e possui vasta trajetória política. Sua primeira inserção neste campo das relações sociais foi em 1981, quando participou da fundação do Partido dos Trabalhadores/PT, no mesmo ano, porém, filiou-se ao Partido Comunista do Brasil/PC do B, agremiação então clandestina.
Nascido no Rio de Janeiro, Elói Ferreira mudou-se para Brasília em 1987, para chefiar o gabinete do então deputado federal Edmilson Valentim. Dois anos depois, regressou à Cidade Maravilhosa, para chefiar o gabinete do então vereador Édson Santos, permanecendo na função por cinco mandatos consecutivos. Seu talento para a política chamou a atenção de Santos, que o encarregou de coordenar suas campanhas de reeleição para vereador, de eleição para deputado federal e de candidatura ao Senado.
Na década de 90, Elói Ferreira formou-se em Direito e retornou ao PT. Há dois anos, tornou-se secretário-adjunto do então ministro da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Edson Santos. Quando este deixou o cargo para mais uma disputa eleitoral, Elói o substituiu, coordenando a equipe organizadora da bem sucedida II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Elói permaneceu na Seppir até janeiro deste ano, quando foi convidado para presidir a Palmares.

4: Direitos Autorais I – em busca da “terceira via”
Artistas, produtores culturais e entidades como a ABMI redigiram uma carta aberta em defesa de interesses e convocando todos os setores da cultura para um debate aberto e democrático sobre a reforma da lei de direitos autorais. O grupo pede ainda que
seja criada no âmbito do Ministério da Cultura, a criação da Secretaria da Música.
O grupo em sua carta coloca-se “à disposição do Ministério da Cultura para um dialogo aberto e equilibrado” pois segundo eles “Temos certeza que juntos podemos construir o mais avançado, moderno e transparente sistema de Direitos Autorais do planeta, e aprimorar nossa Música – cultural e economicamente – através de políticas democráticas”. Outra questão importante é que o grupo afirma repudiar “ todo e qualquer debate ofensivo e desrespeitoso”, apoiando “acima de tudo, a troca de ideias inteligente e equilibrada”. Acesso ao documento em: http://brasilmusica.com.br/site/destaque/terceira-via/
5: Direitos Autorais II - Uma pequena observação do CPC:
Nós do CPC concordamos com a preocupação explicitada na carta aberta, pois temos assistido – principalmente pela Internet – um “debate” desqualificado e que absurdamente em alguns momentos chega a acusar e colocar como inimigos da “livre difusão cultural” os ... artistas, compositores e criadores.
Alguma coisa parece estar fora da ordem, acreditamos que é necessário – após ao atual gestão do Ministério da Cultura tomar pé da situação, retomar o debate, evidentemente não priorizando um lado do processo, é preciso pensar em todos os elos da cadeia produtiva de todas as áreas de expressão artística, inclusa mas não exclusivamente a música. Nestes diversos elos, entra o campo da difusão, mas nesta o ambiente virtual é um dos meios, mas não é o principal.
6: Direitos Autorais III - Deputada Jandira Feghali:
Segundo a deputada, do PC do B/RJ: “A legislação brasileira que trata dos direitos autorais no país precisa ser atualizada para acompanhar a revolução mundial tecnológica. Embora tenha sido sancionada há apenas treze anos, a lei nº 9.610/98 já é considerada insuficiente para contemplar a velocidade e o volume de mudanças impostas pela dinâmica natural das novas tecnologias”. Jandira, durante mais de dez anos defendeu os direitos da propriedade intelectual no Congresso Nacional e voltará a pautar essa discussão durante audiência pública que pretende realizar na Comissão de Educação e Cultura.
A deputada, que foi vice-presidente da comissão que tratou da regulação da matéria, decidiu propor a realização de uma audiência pública na Câmara para reunir representantes do governo, provedores de internet, autores, compositores, artistas, intérpretes ou executantes, produtores, editores, escritores, cineastas, pesquisadores e empresas de radiodifusão e demais interessados em discutir o assunto.
A data da primeira reunião ainda será definida pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados e em breve e iremos divulgar. .................................................................................................................................................
Editais:

Projeto Bibliomúsica 2011
Nelson Cavaquinho e Assis Valente, compositores cujos centenários são comemorados neste 2011 - são tema de edital da Biblioteca Nacional/MinC, que será realizado pela Biblioteca Demonstrativa de Brasília, e receberá inscrições até 15/04.
O Bibliomúsica é um projeto educativo cultural aberto a músicos de todo o país e tem como objetivo divulgar os serviços da Divisão de Música e Arquivo Sonoro da Fundação Biblioteca Nacional, por meio de apresentação de concertos.
O projeto apresenta ao público a variada gama de serviços que uma biblioteca pode oferecer pondo em prática a interação entre as diferentes áreas culturais com a promoção de concertos didáticos/ pedagógicos mensais acompanhados de preleções informativas, intercaladas entre números musicais. Ver o edital em: http://www.bdb.org.br/
...................................................................................................................................................
Notas e agenda:
1: II Encontro com Poetas Populares e Rodas de Cantoria:

A Academia Brasileira de Literatura de Cordel, com patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura e em parceria com o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular – CNFCP do Ministério da Cultura promovem nos próximos dias 17 a 19/03, a segunda edição deste encontro que aconteceu ano passado com muito sucesso.

O II Encontro que acontece no auditório do CNFCP ( Rua do Catete, 179 – na área dos Museu do Folclore e Museu da República) tem a seguinte programação:

• Dia 17: às 14h30 – Oficina: O Cordel, suas manhas e mumunhas, com
Sepalo Campelo; 16h – Encontro: Literatura de Cordel: O tempo é hoje! –
Como a literatura de cordel evoluiu e permanece viva como gênero literário e fragmento da cultura popular transitando entre o simbólico e a resignificação dos códigos, com Gonçalo Ferreira da Silva, Manoel Monteiro e Maria do Rosário Pinto e às
18h30 – Roda de Cantoria com Mestre Azulão.
• Dia 18/03: às 14h30 – Oficina: A literatura de Cordel, evolução e firmamento, com Mestre Campinense; 16h – Encontro: Literatura de Cordel, Desafio e Pelejas: o cordel na contemporaneidade - Como a Literatura de cordel se apropriou das novas formas de comunicação e fez material para a divulgação de seu conteúdo e instrumento para o processo identitário nacional, com Dalinha Catunda, João Batista Mello e Ivamberto Albuquerque e 18h30 – Roda de Cantoria com Sergival e Chico Salles.
• E finalizando na Sede da ABLC – Rua Leopoldo Froes, 37 – Santa Teresa, acontece a plenária da Academia, finalizando com homenagem ao Poeta Manoel Monteiro, com o Premio Cordel de Literatura, eleito o “Cordelista do ano de 2010”.

Mais informações em: www.ablc.com.br
2: Debate Desargumentação - A Cultura por Trás do Cristo Redentor:
Na próxima quinta, 17/03, o coletivo Visão Suburbana e o Projeto Subúrbio Carioca: Rede de Construção Cultural em parceria com o Cineclube Nosso tempo produzem o Debate Desargumentação – A Cultura Por Trás do Cristo Redentor. A iniciativa busca jogar luz sobre um rico subúrbio que é celeiro da identidade carioca e ao mesmo tempo tão pouco conhecido.

O foco da primeira edição do debate será literatura periférica em comemoração à 4ª edição da Semana da Poesia que vai de 14 a 21 de março. Eles prometem juntar cinema, poesia e convidados diversos para falar sobre a cultura produzida ao longo das linhas dos trens.
Para desargumentar consensos e velhas verdades é só chegar: Teatro Armando Gonzaga - Av. Gal Osvaldo Cordeiro Farias, 511 - Marechal Hermes, Rio de Janeiro, às 18h30min.

3: O Sindicato dos Artistas e Técnicos – SATED/RJ convoca para duas assembléias:

• 2.1: para todos os profissionais TÉCNICOS em Espetáculos de Diversões, 14/03, nesta segunda-feira, às 16h30 em primeira convocação e às 17h00 em segunda e última convocação, com a pauta: convenção coletiva de trabalho e/ou acordo coletivo; plano de saúde e revisão da tabela de salário.
• 2.2: para os artistas figurantes, 16/03, quarta-feira, às 15h30 em primeira convocação e às 16h em segunda e última convocação, para deliberar a convenção coletiva de trabalho da categoria.
Ambas as assembléias acontecerão na sede administrativa do SATED, à Rua Alcindo Guanabara, nº 17 / 18 º andar – Centro – RJ. Mais informações sobre o sindicato em: http://www.satedrj.org.br/ ou no telefone 21-2220-8147.

3: Lima Barreto:
Foi inaugurado no último sábado, 12/03, um busto em homenagem ao escritor e jornalista Afonso Henriques de Lima Barreto, na Rua do Lavradio, 133 – em frente ao CIEP, a mesma foi uma solicitação da confraria que homenageia o autor, vejam mais em: http://www.casalimabarreto.com/ . Lima é autor entre outras obras de “Recordações do escrivão Isaías Caminha”, “Clara dos Anjos”, “Triste fim de Policarpo Quaresma”, entre outras obras (romances, artigos, contos, crônicas) fundamentais para entendermos o Rio de Janeiro, a sua população mais pobre – e majoritariamente negra nesta faixa social – e o Brasil da virada dos séculos 19/20. .................................................................................................................................................
Licença de Uso: O conteúdo deste boletim eletrônico e de nosso blog , produzido pelo CPC Aracy de Almeida , pode ser reproduzido, desde que citada a fonte

Nenhum comentário: