domingo, 27 de março de 2011

Boletim CPC - Ano VI – nº. 84 – 28/03/2011

Boletim CPC - Ano VI – nº. 84 – 28/03/2011

Nesta edição: Políticas Culturais: Minuta da Reforma da LDA (enviada por Juca Ferreira em 23/12/10) está no site do Ministério * Informes sobre a Comissão e a Frente Parlamentar de Cultura em Brasília * Jandira defende andamento de diversos projetos para a Cultura na Câmara *FPA lança outro título sobre políticas culturais * Música se reúne com a ministra Ana de Hollanda * Informes sobre a mudança na Rouanet * Casa Rui inicia os trabalhos para o II Seminário Internacional de Políticas Culturais * São Gonçalo na finalização de seu Plano Municipal de Cultura * Edital * Funarte para doação de equipamentos cênicos * Secretaria de Estado de Cultura com três editais abertos e com consultoria aberta para a colaborar na elaboração dos mesmos * Opinião: artigos de Morgana Eneile, Roberta Martins e Cleise Campos sobre as polêmicas na política federal de cultura * Homenagem: Centenário de Assis Valente na Revista Música Brasileira e em dois shows: Mariana Baltar e Tania Malheiros * Diana Aragão indica: Emílio Santiago em Sampa e Eduardo Poyares * Notas: Cinema Nosso tem inscrições abertas para os seus cursos até esta semana * Funarte tem alguns de seus livros disponíveis para download * Ponto de Cultura Claquete Cultural do CASARTI foi inaugurado * Cia. de Aruanda faz seminário no SESC Madureira. * Museu do Pontal realiza mais um dos seus importantes seminários sobre culturas populares
...................................................................................................................................................
Políticas culturais:

1: Minuta da mudança na Lei de Direitos Autorais está no site do Ministério da Cultura:

Nesses primeiros meses do Governo Dilma, uma questão foi campeã de audiência, ganhou a rede e o debate entre artistas, intelectuais e pessoas ligadas à cultura pelo país afora: o debate sobre a reforma da Lei de Direitos Autorais.

A discussão em torno do tema deu o tom deste primeiro momento da gestão do Ministério da Cultura, sob o comando da ministra Ana de Hollanda. Não é de hoje esse debate, que foi iniciado durante o Governo Lula, pelo então Ministro da Cultura, Juca Ferreira, que havia aberto a consulta pública sobre o tema e que teve como resultado um texto que foi entregue à Casa Civil em 23 dezembro de 2010, dois dias depois do anúncio do nome da nova ministra.

Esse proposta de texto para a reforma, fruto do debate público era conhecido por poucas pessoas em sua forma final. Como forma de dar acesso ao conteúdo da proposta a um maior número de pessoas, o MinC torna público seu teor no seu portal na internet.

O objetivo é dar continuidade ao processo, além de tornar público o documento, será divulgado o cronograma com as etapas da revisão da proposta em até 30 dias.

Com a versão final do texto, será possível que o debate seja feito com melhor qualidade do que nos primeiros meses desse ano, a partir do concreto, mostrando em que é possível flexibilizar a Lei, onde é necessário ampliar a lista de exceções e quais as limitações da lei atual a luz das necessidades da sociedade atual.

O endereço eletrônico da minuta: http://www.cultura.gov.br/site/2011/03/22/revisao-da-lei-dos-direitos-autorais/
2: Comissão de Educação e Cultura e Frente Parlamentar de Cultura agitam o debate na Câmara dos Deputados:
A presidenta da Comissão de Educação e Cultura – CEC - da Câmara dos Deputados, deputada Fátima Bezerra (PT-RN) participou ontem de reunião da Frente Parlamentar Mista de Cultura, coordenada pela deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ). Fátima colocou a CEC à disposição da Frente Parlamentar, que poderá usar o espaço físico da comissão. “Vocês têm todo o meu apoio”, assegurou.
A deputada petista enfatizou a necessidade de a Frente lutar pela aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC 150/03), que trata do financiamento da cultura. “Se não assegurarmos recursos, não conseguiremos tirar projetos do papel”, defendeu. Fátima Bezerra foi relatora do Plano Nacional de Cultura, transformado na lei 12.343/10.
Sobre a Frente especificamente, os parlamentares se reuniram para discutir os ritos preparatórios para a reinstalação do colegiado que irá debater temas estruturantes para a consolidação de conquistas importantes para a cultura brasileira. Os deputados e senadores que compõem a Frente, elegeram a deputada Jandira Feghali (PCdoB/RJ) para presidir o colegiado que reúne mais de 250 congressistas.

No dia 22/03, os parlamentares também aprovaram o estatuto da Frente, que pretende debater temas estruturantes para a consolidação das políticas públicas culturais no país. O ato político de lançamento da frente será realizado no próximo dia 6 (quarta-feira), às 8h, no Congresso Nacional, onde diversas autoridades, intelectuais, artistas e militantes dos movimentos culturais devem comparecer e a Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, já confirmou presença no evento.

O conselho executivo da Frente foi composto suprapartidariamente e buscou contemplar todas as unidades federativas. Integram a diretoria da frente os seguintes parlamentares: Jandira Feghali (PCdoB/RJ – Presidente); Cristovam Buarque (PDT/DF – Primeiro Vice-Presidente); Antonio Roberto (PV/MG – Segundo Vice-Presidente); Stepan Nercessian (PPS/RJ – Terceiro Vice-Presidente); Angelo Vanhoni (PT/PR – Primeiro Secretário); Raul Henry (PMDB/PE – Segundo Secretário); Marisa Serrano (PSDB/MS – Terceiro Secretário); Rebecca Garcia (PP/AM – Primeira Tesoureira); Ariosto Holanda (PSB/CE – Segundo Tesoureira); e como membros natos: Fátima Bezerra (PT/RN –Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara) e Roberto Requião (PMDB/PR – Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal).
3: Políticas públicas culturais priorizadas no plenário da Câmara
A deputada Jandira, acima citada, apresentou requerimentos solicitando a inclusão na pauta de votações três matérias que prevêem a adoção de políticas públicas culturais no país, objetivando a agilidade na tramitação de algumas proposições legislativas, que aguardam ser apreciadas no plenário da Câmara dos Deputados.
Uma dessas matérias é o Projeto de Lei nº 5798/2009, de autoria do Poder Executivo, que propõe a criação do Programa de Cultura do Trabalhador, que incluirá a oferta de vales-culturais. A deputada e ex-secretária de cultura carioca, também solicitou prioridade para a Proposta de Emenda Constitucional nº 416/2005, de autoria do deputado Paulo Pimenta (PT/RS), que institui o Sistema Nacional de Cultura. E finalmente a Proposta de Emenda à Constituição nº 150/03, que destina um percentual mínimo de 2% do Orçamento da União para a cultura, de autoria coletiva do deputado Paulo Rocha (PT-PA) e outros parlamentares. A expectativa é que esse percentual de vinculação venha a obrigar a União a destinar cerca de R$ 5,3 bilhões para o setor, lembrando que em 2010 o orçamento para cultura foi de R$ 2,2 bilhões.
4: Mais uma publicação da Fundação Perseu Abramo sobre políticas culturais:
Na quinzena passada anunciamos um título da FPA sobre as políticas culturais no governo Lula, agora nos chega a informação de outro, que faz parte da Coleção Brasil em Transformação com base em seminário realizado em 2009 pela Fundação Perseu Abramo com todas as áreas do governo Lula. Participaram os ministros da pasta e convidados. No caso da Cultura, são três textos, sendo um de nossa companheira e amiga Morgana Eneile (ver texto dela publicado aqui em “Opinião”), do Frederico Barbosa pesquisador do IPEA e do ex-ministro da Cultura Juca Ferreira. São duas obras importantes para os que sendo ou não apoiadores do governo (aliás dos governos, Lula e agora,
Dilma), mas que se interessam na área de políticas culturais, pois com certeza contribuirão para o debate. Ambos já estão a venda no site da Fundação Perseu Abramo e a entrega pode ser feita em qualquer parte (http://www.efpa.com.br/telas/produtos/lancamentos/default.asp).
5: Encontro da área de música com a ministra, Ana de Hollanda
A Funarte está dando início a uma série de encontros setoriais e nesta terça-feira 29/03 - acontecerá o da área de música, são convidados profissionais e instituições do setor e o mesmo contará com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda. Será na Sala Funarte Sidney Miller , às 15h, mas em razão da limitação de espaço a confirmação deveria ter sido feita até a última sexta, 25/03 (o comunicado foi em tempo hábil para tal, só que nosso boletim é quinzenal).

Em todo caso segue o telefone e e-mail do Centro de Música da Funarte, para esta ou outras situações: tel. 21-2279-8107 ou email: comus@funarte.gov.br
6: Mudanças na Lei Federal de Incentivo à Cultura:
A polêmica em torno da autorização para a produção da cantora Maria Bethania captar recursos incentivados para fazer um blog/outros produtos sobre poesia recolocaram – embora tosca e tortamente – o debate sobre a Lei Rouanet (ver artigo de Roberta Martins em Opinião). E neste sentido é bom atualizarmos a informação sobre este trâmite (a partir de informes do ator e presidente da Funarte Antonio Grassi em seu blog http://bloglog.globo.com/antoniograssi/ )
O PROCULTURA – projeto que altera a Lei Rouanet em vigor – está no seguinte pé no congresso nacional: foi aprovado na Comissão de Educação e Cultura ( com substitutivo da Dep. Alice Portugal) e agora se encontra na Comissão de Constituição e Justiça, cujo relator é o Dep. Pedro Eugênio. A seguir será encaminhado à Comissão de Orçamento.
Depois da aprovação nessa comissão, passará pela Comissão de Indústria e Comércio cujo Presidente o solicitou em dezembro do ano passado. Dai segue para votação no plenário da Câmara. Aprovado, vai para o Senado. Se não sofrer alteração vai para sanção presidencial. Caso o Senado altere algum item ele volta para a Câmara dos Deputados. Portanto, seu trajeto final não é curto e está nas mãos do Congresso. Em todo caso vamos acompanhar pois este assunto muito nos interessa.
7: O Setor de Estudos de Política Cultural da Fundação Casa de Rui Barbosa abre chamada de inscrição de trabalhos para o II Seminário Internacional de Políticas Culturais:

O seminário que será em 21, 22 e 23 de setembro, está recebendo propostas para apresentação de trabalhos que tenham como foco a área de políticas culturais, os quais poderão ser submetidos por estudantes em nível de pós-graduação (mestres e doutores), pesquisadores (mestres e doutores) e professores. O envio dos mesmos será feito exclusivamente pelo e-mail politica.cultural@rb.gov.br , entre os dias 01/05 e 0/06/2011, constando em “assunto”: submissão de artigo. Mais informações www.casaruibarbosa.gov.br ou pelo citado e-mail.

8: Fórum Permanente para o Plano Municipal de Cultura 2011/2020 de São Gonçalo:

A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e o Conselho Municipal de Cultura do município metropolitano convidam para as duas últimas etapas do processo de debates e elaboração do plano de cultura, na próxima quarta-feira 30/03, 18h, no Centro Cultural Joaquim Lavoura – Av. Presidente Kennedy, 721 – Estrela do Norte e em 30/04, 9h, na UERJ – São Gonçalo, com a presença já agendada da secretária de Estado da Cultura, Adriana Rattes. O plano gonçalense tem a consultoria da professora MS. Cleise Campos – ativa militante cultural da cidade e do estado – e do produtor cultural e cientista social Flavio Aniceto – também coordenador deste CPC e que teve experiência similar em Petrópolis. Mais informações: http://pmculturasg.blogspot.com .
.................................................................................................................................................
Editais:
1: Edital Funarte de Doação de Equipamentos de Iluminação Cênica 2011
Cooperativas, companhias, empresas e outras instituições culturais públicas ou privadas podem adquirir, conjuntos de equipamentos de iluminação cênica. O material é doado pela Funarte, visando contribuir para a melhoria técnica e artística de espaços de artes cênicas em todo o país. Neste ano, serão contemplados 20 proponentes, em um investimento total da instituição de R$800.00,00.
Para participar, é preciso enviar à Funarte, pelo correio, um projeto que contenha: os motivos da necessidade dos equipamentos, a ficha de inscrição preenchida, o currículo do proponente e dados relativos ao espaço cênico – entre outros documentos e informações, conforme explica o edital. Os projetos são analisados por uma comissão composta por três especialistas do Centro Técnico de Artes Cênicas da Funarte. O edital completo e mais informações em: http://www.funarte.gov.br/edital/edital-funarte-de-doacao-de-equipamentos-de-iluminacao-cenica-2011/
2: Secretaria de Estado de Cultura/RJ com três editais abertos:
2.1 Projetos na Área de Produção de Eventos: visa selecionar projetos de eventos culturais iniciados em julho de 2011 (a partir da pré-produção). Segundo a Secretaria “A seleção pretende promover um maior acesso do público fluminense à produção cultural, fomentar a troca cultural entre agentes da sociedade civil e celebrar a diversidade cultural, além de ampliar o mercado de trabalho para artistas, técnicos, produtores e levar programação de qualidade aos municípios”. Inscrições até 20 de abril.
2.2: Microprojetos Culturais: tendo como finalidade fomentar e incentivar artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais. Os interessados deverão ter entre 18 a 29 anos e morar no Estado do Rio de Janeiro. Inscrições até 26 de maio.
2.3: Premiação de Mestres e Grupos de Culturas Populares: e visa reconhecer e premiar a atuação de mestres e grupos/comunidades responsáveis por iniciativas que envolvam as diferentes expressões das culturas populares do estado do Rio de Janeiro. Inscrições até 26 de maio.
As inscrições para as seleções são gratuitas e devem ser realizadas no Portal Cultura.rj (www.cultura.rj.gov.br)
Uma dica importante:
Os interessados em participar destas seleções contam com o auxílio do Escritório de Apoio à Produção Cultural | EAPCult que oferece consultorias individuais gratuitas a artistas, produtores e gestores culturais – públicos e privados – e demais profissionais de cultura nos setores de Elaboração e Enquadramento de Projetos Culturais e Produção Cultural, Marketing Cultural e Mobilização de Recursos.
O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, na própria SEC, localizada na Rua da Ajuda, número 5, 13º andar. Para consultorias presenciais é necessário agendar horário por telefone ou e-mail. Mais informações em eapcult.editais@gmail.com e/ou no fone 21- 2333-4107
................................................................................................................................................
Opinião:

Três opiniões sobre as recentes polêmicas envolvendo as políticas culturais em nível nacional. Como de práxis, as mesmas refletem a opinião dos seus autores, e estamos abertos para receber opiniões diferentes ou que contestem estas e todas as que aqui publicamos.

1: Ou isto ou aquilo não é eis a questão - continuidade nas políticas públicas de Cultura

Morgana Eneile*

A construção de políticas públicas e a absorção destas em políticas de Estado levam tempo e esforço variados. O Sistema Único de Saúde (SUS) segue em processo de transformação contínuo, sendo inegável sua importância para a universalização do acesso 22 anos depois do início de sua implementação. E demonstra que só a mera inclusão de artigos e termos na Constituição ou em Lei não garante a efetivação de uma política de interesse social.
Em se tratando da pauta da Cultura, em que os princípios ainda não foram devidamente absorvidos por todos os atores da sociedade, muito menos garantidos em Lei, é evidente que mudanças de equipe e mesmo de rumo preocupem quem vive a pauta no seu cotidiano. Com todos os avanços do Governo Lula e da gestão de Gil e Juca, pequenas foram as vitórias que podemos contar como fato neste âmbito. Dos grandes projetos de lei em discussão no período, somente o Estatuto dos Museus e o Plano Nacional de Cultura – tanto a PEC quanto a Lei – foram aprovados e sancionados. Portanto, a maior parte da pauta ainda se encontra no Legislativo e outras tantas, como o debate sobre a Reforma da Lei do Direito Autoral, ainda não chegaram a casa.
Ler a íntegra em:
http://cpcaracydealmeida.blogspot.com/2011/03/ou-isto-ou-aquilo-nao-e-eis-questao.html

............................................................................................................................................................................
2: Realmente causa espanto o financiamento de um projeto a um artista brasileiro?
Roberta Martins*
Nesses primeiros meses de 2011, me acostumei a acessar os meios de comunicação, sejam físicos (sim, eu ainda leio jornais e revistas impressos!), eletrônicos ou as redes sociais, ter sempre notícias sobre o quadro político da cultura brasileira em evidência. (...)
O que tomou a cena nesse último período foi a notícia da autorização por parte do Ministério da Cultura para a captação de recursos de um projeto da cantora Maria Bethânia. Mas, porque tanta indignação, protestos, tantas declarações?
Ler a íntegra em: http://cpcaracydealmeida.blogspot.com/2011/03/realmente-causa-espanto-o-financiamento.html
.................................................................................................................................................
3: Sobre os Pontos de Cultura

Por Cleise Campos*
Ponteir@s, Parceir@s e Companheir@s:

Atuando no Programa Cultura Viva desde 2004, procuro sempre manifestar ponderações com peso de igual medida, reconhecendo erros e acertos de ambos os lados, pela natureza que rege este programa e principalmente, pela condição que ele tem tido todo este tempo, de “ troca do pneu com o carro em movimento”. Assim, após ouvir colegas do movimento dos Pontos de Cultura ( do estado fluminense e mais cinco do Brasil), e alguns interlocutores do governo federal, em especial depois da divulgação da Carta Documento da CNPdC, tentando ajustar o “ tempo da informação” ( que nem sempre obedece a velocidade que desejamos), gostaria de convidar todos para algumas reflexões:

As iniciativas de conversas do MinC com o movimento dos Pontos de Cultura (através das redes estaduais, retornos e contatos diretos por e-mails, telefonemas, e/ou redes sociais), tanto pela Secretária Marta Porto, como pelo Secretário Executivo Vitor Ortiz, tem sido uma demonstração de diálogo, desde a posse. A própria ministra fez declarações públicas e se encontrou dia 22 de fevereiro com os representantes dos Pontos de Cultura de SP, Goiás e Distrito Federal, em Brasília, e ainda, foram publicados notas públicas de apoio ao programa (18/2), e de início dos pagamentos em 14 de março.

Leia a íntegra em:
http://cpcaracydealmeida.blogspot.com/2011/03/sobre-os-pontos-de-cultura-por-cleise.html
................................................................................................................................

Homenagem:
O centenário de Assis Valente em bom artigo publicado na Revista Música Brasileira e em show do Sintcon – Consultoria Cultural
1: O desconhecido Assis Valente
Por Daniel Brazil
Assis Valente faria cem anos em 2011. Ou talvez tenha feito em 2008. Foi um órfão adotado? Uma criança roubada dos pais? Um baiano carioca ou um carioca baiano? Tomou formicida por causa das dívidas? Teria sido rejeitado por Carmen Miranda? Compunha mesmo um samba por dia? Cortou os pulsos depois de uma briga com Elvira Pagã? Era depressivo e tentou várias vezes acabar com a vida?
Leia a íntegra deste e ainda outros artigos legais em:
http://www.revistamusicabrasileira.com.br/homenagens/o-desconhecido-assis-valente
2: Assis Valente e outros centenários na voz de Mariana Baltar
Diana Aragão
A ótima cantora Mariana Baltar faz no dia 31/03, no Centro Cultural Carioca, mais uma apresentação do show homenageando três mestres da MPB: Nelson Cavaquinho, Pedro Caetano e Assis Valente (de quem ela gravou “Uva de caminhão”) no ano de seus centenário. Mariana convidou ainda os colegas Zé Paulo Becker, Gabriel Geszti, Beatriz Faria, Beth Marques e Valéria Lobão pra animar ainda mais uma noite que promete.
3: Assis é também homenageado pela cantora Tania Malheiros no projeto Consultoria Cultural
A edição de abril do Consultoria Cultural, projeto do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Engenharia e Consultoria de Projetos – SINCTON, que será realizada sexta-feira, 08/04, no Cine Virtual – Rua da Lapa, 197 – depois da ACM, trás a cantora Tania Malheiros lançando “Deixe eu me benzer” seu primeiro CD, alternando com uma homenagem ao centenário de Assis Valente. Entrada franca.

...................................................................................................................................................
Dicas da Diana Aragão:
1: Emílio Santiago grava “Só Danço Samba” no Citibank Hall – SP:

Emílio Santiago está realizando mais um sonho: a gravação do primeiro DVD pela Santiago Music, selo de sua propriedade. Sonho que se tornou ainda mais viável por conta da repercussão do CD homônimo gravado ano passado. "Só danço samba" foi alvo das mais belas críticas e conquistou os fãs do cantor. Um álbum que Emílio fez questão de dedicar ao "rei dos bailes ED Lincoln " (líder da banda que dominava a cena em sua época e da qual Santiago fez parte). Com canções consideradas atemporais o disco conseguiu a difícil unanimidade entre o público e a crítica especializada. O registro em DVD será realizado durante um espetáculo no Citibank Hall de SP, dia 30 de março, às 21h30.

A produção musical será de José Milton (produtor também do CD) e a direção geral do show é de Túlio Feliciano. Os músicos que acompanharão Emílio Santiago no palco do CH são: Adriano Souza e Clebson Santos (teclados), Humberto Mirabelli (violão), Alex Rocha (baixo), Amaro Jr (bateria), Jacaré (percussão) e Zé Arimatéia (flugelhorn). Só danço samba", o CD distribuído pela Universal, é totalmente dançante e suingado, e resgata sucessos do passado antenados com a modernidade. Além dos standards, como a faixa-título "Só danço samba" (Tom Jobim/ Vinícius de Moraes), músicas inesquecíveis, como :"Olhou pra mim" (Ed Lincoln/ Sílvio César), " Samba de Verão " (Marcos Valle/Paulo Sérgio Valle), "Falaram tanto de você" (Durval Ferreira/ Orlandivo), "Sambou, sambou" (João Donato/João Melo),"Pra que" (Sílvio César), "Vou rir de você" (Helton Menezes) e "Na onda do berimbau" (Oswaldo Nunes), entre outras.

2: Eduardo Poyares antecipa faixa de CD para download gratuito

Preparando o lançamento de seu primeiro CD, para junho próximo, o cantor e compositor Eduardo Poyares adianta uma das faixas e oferece para download gratuito em seu site www.eduardopoyares.com.br. A música Não joga fora é uma das doze composições de Eduardo que serão apresentadas no álbum de estreia do cantor e compositor que já ganhou elogios de Ziraldo, Ricardo Cravo Albin, Vera do Canto e Mello e Edwin Luisi.

Enquanto o álbum não chega Eduardo Poyares prossegue a temporada do show 'MPB - As músicas que você gostaria de ouvir", no Cariocando. Além de apresentar em primeira mão suas composições, o roteiro traz sucessos de Guilherme Arantes, Fábio Jr, Caetano Veloso, Adriana Calcanhoto, Rita Lee, Roberto e Erasmo Carlos, entre outros.

Os próximos shows serão no dia 30 de março e 6 de abril, às 21h, com couvert a R$ 20,00. O Cariocando fica no Catete, na Rua Silveira Martins, 139.
...................................................................................................................................................
Notas:
1: Cinema Nosso tem inscrições abertas para os seus cursos regulares:

A instituição, com sede na Rua do Rezende, 80 – Lapa, divulga a abertura de 150 vagas distribuídas entre 06 cursos de cinema, todos gratuitos, destinados a jovens entre 15 e 20 anos de idade, com duração de 4 meses e cuja seleção será através de uma entrevista socio-pedagógica com a coordenadora Mirian Machado.

As inscrições devem ser realizadas, única e exclusivamente, pelo número 21-2505-3300 e estarão abertas até o dia 31 de março de 2011. O início das aulas está previsto para 11 de abril de 2011 e o término, 29 de julho. Para dúvidas ou mais informações, entre em contato pelo telefone acima ou no site deles:
www.cinemanosso.org.br

2: A Funarte divulga que alguns dos títulos lançados pelas Edições Funarte estão disponíveis para download gratuito:
Para acessar o conteúdo basta clicar no link desejado, ter um descompactador e qualquer versão do Acrobat Reader (aconselhamos ao internauta salvar o arquivo em seu PC local para leitura direta por questões de performance). Nos chamou atenção alguns títulos bem interessantes como: Ankito, minha vida…meus humores de Denise Casais, Caderno Técnico nº 6 – Diagnóstico de Conservação em Coleções Fotográficas de Clara Mosciaro e ‘Circo-teatro – Benjamim de Oliveira e a teatralidade no Brasil’ de Ermínia Silva, os títulos completos disponíveis para download e outros podem ser conhecidos em:
http://www.funarte.gov.br/edicoes-on-line/
3: Foi inaugurado no último dia 25/04, o Ponto de Cultura Claquete Cultural, uma iniciativa do Centro Cultural CASARTI – Casa do Artista Independente, na Rua Ponta Porã, 15 – Vista Alegre, tel. 21-2473-3161 e e-mail centroculturalcasarti@yahoo.com.br .O ponto é uma velha batalha do grupo e teve na sua inauguração, entre outras ações show do cantor Claudio Nucci. Parabéns para a Massari, Flavio Lima, André Henriques e todos por lá...
4: Cia. de Aruanda faz em 09/04 no Sesc Madureira o Encontro de Culturas Tradicionais e Juventude

Segundo a companhia será “ um encontro que visa a articulação entre os pontos cultura do Estado do Rio de Janeiro e demais grupos com temáticas principalmente ligadas a difusão e valorização das diversas culturas tradicionais e sua ligação com as futuras gerações, herdeiros diretos dessas tradições. Visa discutir planos para a salvaguarda, divulgação, e articulação das mesmas com as novas mídias, adaptações, evoluções e etc.”

O evento contará com seminários divididos em mesas temáticas que discutirão: Cultura Digital e Culturas tradicionais ; Velhas Guardas e Novas gerações do Samba – mesa que contará com Flavio Aniceto, coordenador do CPC Aracy de Almeida; Oficinas de Jongo (Jongueiros da Serrinha e Quilombo São José) e
Apresentação do Grupo de Jongo do Quilombo São José e demais grupos presentes.
Mais informações em: http://www.sescrio.org.br/data/Pages/LUMIS71A40F2CPTBRNNGUEST.htm

5: Seminário Temático de Arte e Cultura Popular – Museu da Casa do Pontal - 08 e 09/04/ 2011
O Museu Casa do Pontal está convidando educadores, gestores de projetos socioculturais, estudantes universitários e demais interessados para a oitava edição da série de Seminários Temáticos de Arte e Cultura Popular. Nesta edição abordarão o tema do movimento na arte, a partir da proposta da exposição temporária Máquinas Poéticas – em exibição no Museu Casa do Pontal – que promove o diálogo das obras de Abraham Palatnik, pioneiro da arte cinética no Brasil, com as dos artistas populares Adauto Lopes, Nhô Caboclo, Laurentino e Saúba.
Participarão das mesas e oficinas, nomes como Luiz Camillo Osório (crítico de arte e curador do MAM-RJ), Angela Mascelani (antropóloga e diretora do Museu Casa do Pontal), Mestre Saúba (artista e brincante) , Vicente de Mello (fotógrafo) e Juliana Prado (atriz, arte educadora e coordenadora do programa educacional e social do Museu Casa do Pontal). As vagas são limitadas - Inscrições: producao@museucasadopontal.com.br e mais informações: 21-2490-3278 / 2490-4013

Nenhum comentário: