terça-feira, 15 de março de 2011

Notícias do CPC - 16/03/2011

Nesta edição: Fundação Perseu Abramo lança livro sobre cultura no governo Lula * Reunião da Dança no Rio de Janeiro * Direitos Autorais em debate * MinC começa a regularizar desembolsos do programa Cultura Viva e anuncia cronograma para os outros editais com pagamentos pendentes * Edital para o projeto Bibliomúsica 2011 – até 15/04 * Homenagem: Wesley Brust sobre o recém falecido músico Don Chacal * Diana Aragão indica: Nova exposição no Espaço Tom Jobim/Jardim Botânico e Mariana Baltar no CCC * Notas: O fazer das escolas de samba pelo professor Luiz Felipe Ferreira/UERJ * Lima Barreto tem busto inaugurado na Lapa * Clipe de artistas locais homenageia Teresópolis * Agenda: II Encontro com Poetas Populares e Roda de Cantoria * Subúrbio em debate * Verão da Cultura, evento da Secretaria de Estado da Cultura * África é tema de livro de Rui Oliveira * Joãozinho da Goméia, lendário pai de santo é tema de exposição em sua cidade, Duque de Caxias.
...................................................................................................................................................

Políticas culturais:

1: Fundação Perseu Abramo lança livro sobre as políticas culturais no governo Lula:

Atual secretário de cultura da Bahia e um dos principais especialistas da área de políticas culturais atualmente no país, sendo um dos organizadores do ENECULT (ver em http://enecult.wordpress.com/ ), Albino Rubim é o autor de Políticas Culturais e o Governo Lula, As
Brasil em Debate - Volume 05 , novo lançamento da Editora da Fundação Perseu Abramo ( R$10,00, mas despesas de frete, no site da Fundação http://www.efpa.com.br/ ).

Segundo a editora: “O livro que Albino Rubim nos apresenta sobre as conquistas do campo cultural nos oito anos de governo Lula, mediante as tristes tradições que encontramos na gestão cultural desde há muito tempo, traz nas entrelinhas um acúmulo vivenciado por ilustres e anônimos da produção de Cultura e gestão pública petista. E diz, ainda, como a colaboração de muitos partidos, movimentos, cidadãs e cidadãos brasileiros moldaram ideias e conceitos garantindo uma experiência rica em participação popular para um novo modelo de gestão cultural em construção.”

2: Reunião da área de Dança:

Os profissionais da área de Dança estão fazendo a sua Reunião Setorial, no próximo sábado, 19 de Março, as 10:30 h , no Teatro Cacilda Becker (Rua do Catete, 338 – Catete/RJ), em pauta: Coordenação de Dança da Funarte, Fundo de Cultura e editais específicos para o setor, Colegiado Setorial de Dança e Plano Nacional de Dança, entre outros assuntos.


3: Fundação Cultural Palmares do Ministério da Cultura tem novo presidente:
O carioca Elói Ferreira de Araújo, ex-titular da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – Seppir, foi nomeado no último dia 02/03/2011, confirmando as expectativas em torno do nome. Elói substitui Zulu Araújo, que deixa a Palmares após oito anos – quatro dos quais como presidente da Fundação.
4: Direitos Autorais I – em busca da “terceira via”
Artistas, produtores culturais e entidades como a Associação Brasileira da Música Independente (ABMI) redigiram uma carta aberta em defesa de interesses e convocando todos os setores da cultura para um debate aberto e democrático sobre a reforma da lei de direitos autorais, na qual pedem ainda que
seja criada no âmbito do Ministério da Cultura a Secretaria da Música.
O grupo em sua carta coloca-se “à disposição do Ministério da Cultura para um diálogo aberto e equilibrado” pois segundo eles “Temos certeza que juntos podemos construir o mais avançado, moderno e transparente sistema de Direitos Autorais do planeta, e aprimorar nossa Música – cultural e economicamente – através de políticas democráticas”. Outra questão importante é que o grupo afirma repudiar “ todo e qualquer debate ofensivo e desrespeitoso”, apoiando “acima de tudo, a troca de ideias inteligente e equilibrada”. Acesso ao documento e adesões em: http://brasilmusica.com.br/site/destaque/terceira-via/
5: Direitos Autorais II - Uma pequena observação do CPC:
Nós do CPC concordamos com a preocupação explicitada na carta aberta, pois temos assistido – principalmente pela Internet – um “debate” muitas vezes desqualificado e que absurdamente em alguns momentos chega a acusar e colocar como inimigos da “livre difusão cultural” os ... artistas, compositores e criadores.
Alguma coisa parece estar fora da ordem, acreditamos que é necessário – após a atual gestão do Ministério da Cultura tomar pé da situação, retomar o debate, evidentemente não priorizando um lado do processo. É preciso pensar em todos os elos da cadeia produtiva de todas as áreas de expressão artística, inclusa mas não exclusivamente a música. Nestes diversos elos, entra o campo da difusão, mas nesta o ambiente virtual é um dos meios, mas não é o principal.
6: Direitos Autorais III - Deputada Jandira Feghali:
Segundo a deputada, do PC do B/RJ: “A legislação brasileira que trata dos direitos autorais no país precisa ser atualizada para acompanhar a revolução mundial tecnológica. Embora tenha sido sancionada há apenas treze anos, a lei nº 9.610/98 já é considerada insuficiente para contemplar a velocidade e o volume de mudanças impostas pela dinâmica natural das novas tecnologias”. Jandira, durante mais de dez anos defendeu os direitos da propriedade intelectual no Congresso Nacional e voltará a pautar essa discussão durante audiência pública que pretende realizar na Comissão de Educação e Cultura.
A deputada, que foi vice-presidente da comissão que tratou da regulação da matéria, decidiu propor a realização de uma audiência pública na Câmara para reunir representantes do governo, provedores de internet, autores, compositores, artistas, intérpretes ou executantes, produtores, editores, escritores, cineastas, pesquisadores e empresas de radiodifusão e demais interessados em discutir o assunto.
A data da primeira reunião ainda será definida pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados e em breve e iremos divulgar.
7: MinC começa a regularizar desembolsos do programa Cultura Viva e anuncia cronograma para os outros editais com pagamentos pendentes:
O Ministério da Cultura iniciou na última terça-feira, 15/03, o pagamento de pendências relativas aos Pontos de Cultura conveniados diretamente com o ministério e que estejam com suas contas aprovadas. O pagamento total da modalidade será realizado ao longo do mês de março. Também em março, o MinC começa a quitar dívidas com redes de pontos de cultura estabelecidas por convênios com estados e prefeituras.
Os pagamentos das redes de pontos de cultura de Estados e municípios estão sendo negociados diretamente com as respectivas secretarias de cultura. Esses pagamentos serão precedidos da revisão de planos de trabalho e dos aditivos contratuais. O MinC confirma, também, o adimplemento de restos a pagar de 2010 relativos a esses grupos.
O Ministério informa ainda que, por meio da Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural – com o programa Cultura Viva, atualmente lotado na Secretaria da Cidadania Cultural – , está estruturando o assessoramento regional aos Pontos de Cultura. Tal serviço poderá ser obtido por meio dos fones 61-2024-2936 e 61-2024-2945.
O órgão anuncia que os pagamentos em aberto de todos os demais prêmios e editais terão sua regularização iniciada a partir de maio – caso do Tuxaua 2010, Economia Viva, Pontos de Mídia Livre, Cultura Digital 2010, Areté, Agente Escola Viva, Agente Cultura Viva e Prêmio Asas I e II. Vamos torcer e cobrar! .................................................................................................................................................
Editais:

Projeto Bibliomúsica 2011
Nelson Cavaquinho e Assis Valente, compositores cujos centenários são comemorados neste 2011 - são tema de edital da Biblioteca Nacional/MinC, que será realizado pela Biblioteca Demonstrativa de Brasília, e receberá inscrições até 15/04.
O Bibliomúsica é um projeto educativo cultural aberto a músicos de todo o país e tem como objetivo divulgar os serviços da Divisão de Música e Arquivo Sonoro da Fundação Biblioteca Nacional, por meio de apresentação de concertos.
O projeto apresenta ao público a variada gama de serviços que uma biblioteca pode oferecer pondo em prática a interação entre as diferentes áreas culturais com a promoção de concertos didáticos/ pedagógicos mensais acompanhados de preleções informativas, intercaladas entre números musicais. Ver o edital em: http://www.bdb.org.br/
...................................................................................................................................................
Homenagem:
Em homenagem ao grande músico brasileiro, Dom Chacal!

Se você colocar agora em um site de busca o nome de Joe Morello, baterista de jazz americano, verá que vários sites de imprensa brasileira citam e noticiam o fato de sua morte no último sábado. Uma referência e uma reverência a um grande músico. Se você colocar o nome de Dom Chacal, percussionista brasileiro, não saberá que ele faleceu no mesmo dia, pois nenhum site da imprensa brasileira se deu conta, ou trouxe a memória nossa o grande músico que se foi. Curiosamente, uma das primeiras referências a ele e sua companheira Vera Gama, em um destes sites, vem do Baile do Gomes, evento que produzi em 2006 no Teatro Carlos Gomes. Podemos citar os anos que trabalhou com João Bosco, a marca que deixou no Trabalho de Elis Regina e as viagens mundo afora com o americano Paul Simon para fazer jus a esse lamento.

Lamento! Pois acabo de vir de seu velório e ver uma infinidade de músicos fantásticos reverenciando sua nobre personalidade. Houve quem levantasse a voz e clamasse contra a nossa imprensa que nem uma nota fez a respeito do ocorrido. É claro que essa omissão soa como uma ameaça para qualquer um daqueles que estava ali, alguns também no fim de suas carreiras, outros no auge, outros começando, mas todos conscientes de que ser músico no Brasil é parecido com ser ignorado. Há anos atrás, trabalhando em Viçosa com produção musical, vimos o Victor Biglione oferecer todo o seu talento em um show para grande público aos cantores e compositores Chitãozinho e Chororó. Claro que a mim seria muito mais atraente estar naquele mesmo lugar para assistir a um show do próprio do que da dupla, mas isso não vem ao caso. O que vem ao caso é que a “cozinha” da música brasileira está precisando vir para a sala. Quando dirigi a Sala Funarte em 2002 e conheci Dom Chacal eu estava mesmo tentando criar um mês aonde a programação seria a “Cozinha vem para a Sala”. Sabe aqueles resquícios de senzala que vemos na arquitetura dos apartamentos que enclausuram e isolam os empregados numa cozinha que mais parece uma senzala, ou em elevadores distintos pra não se misturarem com “os da sala”. Pois é, os músicos do Brasil sofrem os mesmos tratos, nunca serão reconhecidos! A eles cabe “doar” seu talento a um grande nome de uma gravadora (antes fosse da música popular brasileira, mas isso já não funciona mais) e rezar para que consigam arrecadar enquanto aptos ao trabalho o suficiente para garantir sua aposentadoria e paz na velhice. A música e arte deles mesmo não interessa ao Brasil!! Lamento amigos, mas é o que leio nas entrelinhas.

Todos nós sabemos da dificuldade de cada classe profissional para se fazer respeitar, eu sei da minha, músicos. E chorei hoje pela Vera, pelo Dom e pelos músicos brasileiros a quem sempre tento apoiar e fortalecer com meu trabalho de produtor com os mais nobres sentimentos artísticos que carrego em meu coração. E vou finalizar essa homilia fazendo lembrar aos que leem este reclame, o absurdo que está acontecendo na OSB, aonde músicos com dezenas de anos de serviços prestados a uma orquestra (que por muitos anos se sustentou do trabalho voluntário deles), agora se veem ameaçados de dispensa por justa causa se não provarem por exame que estão aptos a fazerem o que fizeram nas suas últimas dezenas de anos de vida.

Wesley Brust, produtor cultural – Rio 14/03/2011
...................................................................................................................................................
Dicas da Diana Aragão:
1: Exposição “CERRADO, a mãe d’água” no Espaço Tom Jobim Cultura e Meio Ambiente:

Tem abertura no dia 22 a exposição “Cerrado, a Mãe d’água”, a mostra, que tem como objeto o cerrado brasileiro, se realiza na seqüência de duas exposições que também tiveram o meio-ambiente como tema: “Toda a minha obra é inspirada na Mata Atlântica” e “Amazoniando”. A expo terá ainda show de Milton Nascimento e Tavinho Moura. A inauguração da exposição contará também com a presença da Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira lançando o programa “Ano Internacional das Florestas”.

Tom Jobim, que inspirou a criação do espaço, costumava dizer que para entender de uma coisa é preciso amar. Isso cria uma capacidade e um interesse que direcionam o olhar. Seguindo nessa trilha, a exposição exibirá O Cerrado pelo olhar dos artistas Cafi, Sergio Bernardes, Paulo Jobim e do jornalista Washington Novaes.

Com a curadoria de Paulo Jobim, a mostra multimídia se inicia pelo próprio galpão da exposição, onde o visitante será guiado pelas fotografias e pelas vídeo-instalações de Paulo Jobim, com curadoria musical de Tavinho Moura.

Exposição “Cerrado, a Mãe D’Água” - Local: Galpão das Artes, em frente ao Teatro Tom Jobim- Data: de 23 de março a 20 de maio - Horário de Funcionamento; de terça a domingo, de 10 às 17 horas.

2: A cantora Mariana Baltar, em um breve retorno às noites dançantes do Centro Cultural Carioca, realizará dias 24 e 31 de março, tributo ao centenário de três grandes compositores da música brasileira: Nelson Cavaquinho, Assis Valente e Pedro Caetano. Mariana, que receberá convidados especiais nas duas noites em que se apresentará, será acompanhada por Josimar Carneiro (direção musical e violão), Marcílio Lopes (bandolim/bandola), Jayme Vignoli (cavaquinho), André Boxexa (bateria e percussão) e André Vercelino (percussão). Será nos dias 24 e 31 março, quinta-feira 21:00h. Couvert artístico: R$ 25.00.
...................................................................................................................................................
Notas:
1: Discutindo o fazer artístico no carnaval:
Amigas e amigos leitores do Boletim do Coletivo de Produção Cultural Aracy de Almeida, aproveito a época do Carnaval para uma pequena reflexão, entretanto, polêmica e resistente. Mas o que é arte? O que é estética? Quem pode ser considerado “artista”? Ou que é uma criação artística? Fora do meio “artístico“ existe arte?

Destaco aqui a visão artística proposta pelo pesquisador do Instituto de Artes da UERJ, Professor Luiz Felipe Ferreira e, em sua pesquisa, nos leva á reflexão relativa (Relativismo) das possibilidades de arte contemporânea. Vale a pena ler o link do Boletim da FAPERJ onde todas as fontes do texto estão preservadas.

Por Cássia Liberatori

http://www.faperj.br/boletim_interna.phtml?obj_id=7045

2 : Lima Barreto:
Foi inaugurado no último sábado, 12/03, um busto em homenagem ao escritor e jornalista Afonso Henriques de Lima Barreto, na Rua do Lavradio, 133 – em frente ao CIEP, a mesma foi uma solicitação da confraria que homenageia o autor, vejam mais em: http://www.casalimabarreto.com/ .

Lima é autor entre outras obras de “Recordações do escrivão Isaías Caminha”, “Clara dos Anjos”, “Triste fim de Policarpo Quaresma”, entre outras obras (romances, artigos, contos, crônicas) fundamentais para entendermos o Rio de Janeiro, a sua população mais pobre – e majoritariamente negra nesta faixa social – e o Brasil da virada dos séculos 19/20.

Vejam o vídeo da inauguração em http://www.youtube.com/watch?v=BHuZev90bvQ

3: Recebemos de nossos amigos do Fórum de Cultura de Teresópolis este clipe produzido voluntariamente por produtores de vídeo, compositores, cantores, músicos, arranjadores e técnicos de som daquela cidade de para o lançamento da campanha motivacional VIVA TERÊ, assistam em: http://www.youtube.com/watch?v=tbaKTbahFu0

...................................................................................................................................................
Agenda:
1: II Encontro com Poetas Populares e Rodas de Cantoria:

A Academia Brasileira de Literatura de Cordel, com patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura e em parceria com o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular – CNFCP do Ministério da Cultura promovem nos próximos dias 17 a 19/03, a segunda edição deste encontro que aconteceu ano passado com muito sucesso.

O II Encontro que acontece no auditório do CNFCP ( Rua do Catete, 179 – na área dos Museu do Folclore e Museu da República) tem a seguinte programação:

• Dia 17: às 14h30 – Oficina: O Cordel, suas manhas e mumunhas, com
Sepalo Campelo; 16h – Encontro: Literatura de Cordel: O tempo é hoje! –
Como a literatura de cordel evoluiu e permanece viva como gênero literário e fragmento da cultura popular transitando entre o simbólico e a resignificação dos códigos, com Gonçalo Ferreira da Silva, Manoel Monteiro e Maria do Rosário Pinto e às
18h30 – Roda de Cantoria com Mestre Azulão.
• Dia 18/03: às 14h30 – Oficina: A literatura de Cordel, evolução e firmamento, com Mestre Campinense; 16h – Encontro: Literatura de Cordel, Desafio e Pelejas: o cordel na contemporaneidade - Como a Literatura de cordel se apropriou das novas formas de comunicação e fez material para a divulgação de seu conteúdo e instrumento para o processo identitário nacional, com Dalinha Catunda, João Batista Mello e Ivamberto Albuquerque e 18h30 – Roda de Cantoria com Sergival e Chico Salles.
• E finalizando na Sede da ABLC – Rua Leopoldo Froes, 37 – Santa Teresa, acontece a plenária da Academia, finalizando com homenagem ao Poeta Manoel Monteiro, com o Premio Cordel de Literatura, eleito o “Cordelista do ano de 2010”.

Mais informações em: www.ablc.com.br
2: Debate Desargumentação - A Cultura por Trás do Cristo Redentor:
Na próxima quinta, 17/03, o coletivo Visão Suburbana e o Projeto Subúrbio Carioca: Rede de Construção Cultural em parceria com o Cineclube Nosso tempo produzem o Debate Desargumentação – A Cultura Por Trás do Cristo Redentor. A iniciativa busca jogar luz sobre um rico subúrbio que é celeiro da identidade carioca e ao mesmo tempo tão pouco conhecido.

O foco da primeira edição do debate será literatura periférica em comemoração à 4ª edição da Semana da Poesia que vai de 14 a 21 de março. Eles prometem juntar cinema, poesia e convidados diversos para falar sobre a cultura produzida ao longo das linhas dos trens.
Para desargumentar consensos e velhas verdades é só chegar: Teatro Armando Gonzaga - Av. Gal Osvaldo Cordeiro Farias, 511 - Marechal Hermes, Rio de Janeiro, às 18h30min.

3: A Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro convida para participar do Seminário VERÃO DA CULTURA.URGENTE, nos dias 19 e 20 de março - Parque Lage. Mais informações: http://www.cultura.rj.gov.br/veraodacultura/ .

4: A Estação das Letras convida para o lançamento do livro África Eterna, de Rui Oliveira, no sábado, 19/03, a partir das 15h, com minipalestra do autor sobre o processo de criação do livro (16h, no auditório da Estação que só tem 30 lugares, portanto tem que pegar senhas antes), Exposição com as principais artes do livro e show de música afro-brasileira com o grupo Atazanando Beckenbauer (17h). A Estação das Letras fica na Rua Marquês de Abrantes, 177/107-108, telefone: 21-3237-3947.
5: O Instituto Histórico da Câmara Municipal de Duque de Caxias realizará uma exposição do acervo de roupas e objetos pertencentes ao lendário pai de santo Joãozinho da Goméia. A abertura será no próximo dia 24/03, às 16h30, no Salão de Exposições da Câmara Municipal - Rua Paulo Lins, 41 - Jardim 25 de Agosto - Duque de Caxias/RJ.
.................................................................................................................................................
Licença de Uso: O conteúdo deste boletim eletrônico e de nosso blog , produzido pelo CPC Aracy de Almeida , pode ser reproduzido, desde que citada a fonte

Nenhum comentário: